Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Descumprir acordo

(São Paulo, brpress) - Fifa acendeu sinal amarelo e imprensa europeia começa a tratar Brasil como país pouco sério com responsabilidades assumidas para Copa. Mais: Ronaldo e Messi. Por Márcio Bernardes.

Márcio Bernardes*/Especial para brpress

(São Paulo, brpress) – Os empresários e investidores, brasileiros e internacionais, viam com desconfianças o PT. O partido conseguiu pavimentar essa área na candidatura de Lula em 2002, com a famosa Carta do Brasil. Nela, dizia entre outras coisas, que os contratos e compromissos firmados pelo governo FHC seriam cumpridos. Felizmente, essa foi a verdade. Até agora! Mas a perda de credibilidade pode acontecer, caso o Congresso Nacional não cumpra o que Lula assinou em 2007 com a Fifa.

Depois de um acerto entre Aldo Rebelo e Joseph Blatter, na semana passada, que o que foi assinado por Lula seria honrado, o líder Arlindo Chinaglia. Presidente da Câmara dos Deputados, não conseguiu costurar um acordo com a base aliada. Agora, para se aprovar a Lei Geral da Copa, estão jogando a responsabilidade para os estados que receberão jogos do Mundial 2014.

A Fifa acendeu o sinal amarelo e a imprensa europeia começa a tratar o Brasil como um país pouco sério com as suas responsabilidades assumidas. Reconhece-se que o país deu um cheque em branco para a Fifa, em 2007. Várias coisas não poderiam ser prometidas e assinadas.

Tudo está caminhando de tal forma polêmica que, daqui a pouco, vão se arrepender em ter marcado a Copa 2014 no Brasil.

Cartola

Ronaldo disse que pode ser presidente da CBF em 2015. Fez um discurso muito parecido com aqueles políticos demagogos e mentirosos, que comprovam a tese de que na prática a teoria é outra.

Em tese, o Fenômeno, pela sua carreira vitoriosa, poderia mesmo ser um bom cartola. Mas ele começou mal nessa área, cercando figuras polêmicas, sobre quem recaem dúvidas e acusações cabeludas.

A garantia de que a empresa de marketing do ex-atacante não atrapalharia o seu trabalho à frente da CBF também suscita dúvidas. Correu um boato recentemente em São Paulo, que Ronaldo teria comprado muitos terrenos no entorno do Itaquerão, para aproveitar a especulação imobiliária.

Ele também quer ser eleito com o apoio dos clubes e federações. Estas, especialmente, são cooptadas de um jeito pouco ortodoxo e seria difícil mudar a mentalidade desses cartolas.

O tempo será o senhor da razão.

Gênio

Aqueles que não se curvavam ao talento de Messi ficaram resignados nesta semana. O craque chegou aos 234 gols em partidas oficiais e tornou-se o maior artilheiro da história do Barcelona.

É um feito espetacular para um jovem de 24 anos e ninguém poderia imaginar que ele chegaria a esse patamar. Messi também é o maior do mundo há dois anos.

Quem diria que ele foi ainda menino para Barcelona para tratar do nanismo e, quando acabou selecionado na peneira do clube catalão, chegou a jogar em troca do pagamento do tratamento.

(*) Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e quatro Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio, professor universitário e colunista da BR Press. Fale com ele pelo email [email protected] , pelo Twitter @brpress e/ou Facebook.

Márcio Bernardes

Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio e sua coluna foi licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate