Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Mohsen Makhmalbaf está em SP e debate com público após sessão de Green Days. wikimedia.orgMohsen Makhmalbaf está em SP e debate com público após sessão de Green Days. wikimedia.org

Mostra traz Makhmalbaf a SP

(São Paulo, brpress) - Cineasta e ativista iraniano debate com público após sessão especial do filme Green Days, sobre manifestações e repressão no Irã.

(São Paulo, brpress) – O cineasta e ativista iraniano Mohsen Makhmalbaf vem a São Paulo para uma sessão especial do filme Green Days (Irã, 2009), de sua filha Hana Makhmalbaf. O longa será exibido nesta sexta-feira (04/11), às 21h, no Unibanco Arteplex 1, e o diretor debaterá o filme após a sessão. Os ingressos poderão ser retirados com uma hora de antecedência.

O filme Green Days fala sobre as manifestações que se seguiram à eleição fraudulenta de Ahmadinejad, em 2009 e sua brutal repressão aos protestos por essa situação, e será exibido com legendas em inglês. Mostra Ava, uma menina iraniana deprimida que vai ao psicólogo fazer terapia, culpando o passado político do Irã por sua depressão.

O psicólogo a aconselha trabalhar numa peça de teatro. No entanto, sua peça, que é inspirada na realidade e nos problemas da sociedade em que vive, é censurada. De repente as pessoas se unem e saem para as ruas durante as eleições, decidindo votar contra o atual presidente. Mas Ava ainda não acredita que a mudança vai acontecer. Ela também sai para a rua e começa a falar com as pessoas, na tentativa reaver suas esperanças.

Buscando apoio

Mohsen, que veio ao Brasil para uma conferência do projeto Fronteiras do Pensamento, em Porto Alegre, está em São Paulo para se encontrar com cineastas brasileiros e pressionar o governo Dilma Rousseff a se posicionar contra o desrespeito aos diretos humanos no Irã – o diretor Jorge Furtado escreveu uma carta à presidente – e contra a prisão de cineastas iranianos.

Preso e torturado

Conhecido por filmes como Salve o Cinema (1995), Um Instante de Inocência (1996) e A Caminho de Kandahar (2001), Makhmalbaf foi preso e torturado pelo governo iraniano durante a adolescência. Em 2007, foi vítima de um atentado: uma bomba plantada pelo serviço secreto iraniano explodiu durante as gravações do filme Two Legged Horse, de sua filha Samira Makhmalbaf, matando um técnico da produção.

Unibanco Arteplex – Shopping Frei Caneca Rua Frei Caneca, 569 – 3ºpiso

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate