Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Tito Prates e seu Hercule Poirot: sucesso no Festival Internacional Agatha Christie. Foto: Juliana Resende/BR PressTito Prates e seu Hercule Poirot: sucesso no Festival Internacional Agatha Christie. Foto: Juliana Resende/BR Press

Embaixador de Agatha Christie no Brasil

(Torquay, brpress) - Tito Prates, eleito para o “cargo” pelo neto e administrador do legado da escritora, fala sobre sua paixão pela Rainha do Crime. Por Juliana Resende.

(Torquay, brpress) – Tito Prates, embaixador brasileiro de Agatha Christie (“cargo” concedido por Mathew Prichard, neto e administrador do legado da escritora) e um dos criadores da página no Facebook Agatha Christie Brasil & Língua Portuguesa, veio pela segunda vez para o festival internacional que celebra o 125o. aniversário da escritora e fazia sucesso circulando com seu ‘Herculino’, boneco do icônico detetive Hercule Poirot, à tiracolo, pela Torre Abbey, um dos locais do evento em Torquay, na Riviera Inglesa.

    “Comecei a difundir a página brasileira de Agatha entre países lusófonos e hoje somos a segunda maior comunidade dedicada à ela do mundo, ficando atrás somente da Holanda”, conta. Mesmo sem nenhum apoio oficial das editoras Nova Fronteira – que publica livros da Agatha Christie no Brasil, agora com o selo HarperCollins Brazil (como uma divisão da editora britânica Harper Collins, publisher da obra de Christie desde 1926, no Reino Unido) – e L&PM, o fã-clube em português só cresce.

Pérola grudada em chiclete

    Tito conta que sua paixão por Agatha Christie começou quando uma tia o apresentou ao livro Um Destino Ignorado. “Eu tinha cerca de nove anos e fiquei fascinado pela história da mulher perseguida por um agente secreto deixando como pista uma pérola e um chiclete grudado nos lugares”, diverte-se. Seu livro predileto, no entanto, é Um Crime Adormecido – “com Miss Marple, que adoro”.

    Aos 20 anos, Tito Prates já havia lido todos os livros de Agatha. “Alguns reli umas sete, oito vezes”, diz. Ele também é autor de dois livros sobre Agatha Christie: Viagem à Terra da Rainha do Crime (um guia de viagens pelo Reino Unido com base na vida e obra de Christie, editado em Portugal, pela Chiado Editora, e que agora será distribuído no Brasil) e a biografia Agatha Christie from My Heart, que está no prelo.

    Tito se orgulha de ser o proprietário da maior coleção de livros de Agatha Christie no Brasil e de uma invejável coleção particular de relíquias (como seu primeiro livro publicado em português brasileiro, O Mistério do Trem Azul, de 1933) e reportagens sobre a escritora verdadeiramente raros. Ele planeja uma exposição deste material, que deveria ter acontecido este ano mas foi postergada, devido à vinda de Tito ao festival.

        Leia mais sobre o Festival Internacional Agatha Christie aqui.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate