Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Cão da raça Weimaraner na capa do livro O Cão do Filósofo parece saber exatamente o que quer da vida. DivulgaçãoCão da raça Weimaraner na capa do livro O Cão do Filósofo parece saber exatamente o que quer da vida. Divulgação

Pensadores quadrúpedes

(brpress) - O Cão do Filósofo é um livro para aqueles que perguntam: para que serve a filosofia? Os animais respondem…

(brpress) – Em seu livro de estreia no Brasil, O Cão do Filósofo (Ed, Difel, 240 pgs., R$35,00), o professor de filosofia Raimond Gaita narra histórias que envolvem animais, especialmente os que conviveram com ele (gatos, cães e outros animais menos domesticados, como abelhas e borboletas).

Gaita levanta questões sobre como os animais pensam e sentem, relacionando-as com o modo de agir dos seres humanos entre si. Em que pensa um cão quando está deitado no sofá? Seria errado atribuir os conceitos de amor, devoção, lealdade, pesar, coragem ou amizade aos animais? Por que as pessoas se comovem tanto com algumas criaturas e tão pouco com outras?

Carentes

As análises de Gaita passam por escritores como J. M. Coetzee e Hannah Arendt, além de filósofos como Ludwig Wittgenstein e René Descartes. Um dos aspectos importantes analisados por Gaita é a necessidade de atenção e amor que o homem precisa receber de outro ser humano e de animais.

Para ele, esse sentimento distorce e envenena as relações e, para se prevenir, as pessoas passam a buscar um ideal de autossuficiência que poderá ser desastroso no futuro. Será? Um imponente e “pensativo” cão da raça Weimaraner está na capa do livro e parece saber exatamente o que quer da vida.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate