Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

FOTO - Patrícia GalvãoFOTO – Patrícia Galvão

Pagu por inteira

(São Paulo, brpress) - Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão traz documentos inéditos e remonta trajetória artística e militante da jornalista e musa modernista, celebrada em centenário.

(São Paulo, brpress) – Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão, de Lúcia Maria Teixeira Furlani e Geraldo Galvão Ferraz, será lançada dia 1o. de julho, às 19h, na Casa das Rosas. Na ocasião, também será inaugurada a exposição com o mesmo nome, reproduzindo fotos e documentos do livro. É a obra mais completa realizada até agora sobre a musa modernista.
  
Escritora, jornalista, militante política e mulher de teatro, Patrícia Galvão (1910-1962) lutou com paixão em muitas trincheiras. Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão, remonta a rica trajetória da musa dos modernistas, a partir de amplo material iconográfico e muitos documentos.

Lúcia Maria reuniu documentos de e sobre Pagu durante mais de 20 anos. Na fase final do processo, nos últimos cinco anos, contou com a  ajuda do jornalista Geraldo Galvão Ferraz, filho da escritora. O livro traz muitas fotos, mas também desenhos, cartas e textos. Todas as cartas são inéditas, além de fotos e vários textos – como Microcosmo, que ela escreveu na prisão, em 1939, e duas peças teatrais inéditas: Parque Industrial, baseada no romance homônimo publicado em 1933, e Fuga e Variações, escrita em 1952.
 
Paixões

 A autora comenta que Patrícia é personagem típica de um tempo de grandes paixões: “Ela documentou seu próprio cotidiano, marcado por uma busca constante. Esta fotobiografia recupera as oscilações de uma vida tumultuada, contraditória e destaca a intensidade com que ela abraçou as causas. Ainda é tudo muito atual, seus questionamentos, sua busca. O livro demonstra que sua vida valeu a pena”.
 
 Na introdução, Geraldo Galvão Ferraz, filho de Patrícia e co-autor da obra, diz que trabalhar no livro foi, de certa maneira, um jeito de conhecer Pagu e reencontrar, quarenta e quatro anos depois, Patrícia/Pat/Pagu e, até mesmo, Zazá: “Temos certeza de que quem for ver/ler este livro conhecerá uma Pagu da qual nunca se suspeitou”.
 
  “Patrícia Galvão tem uma biografia extraordinária. Entregou-se de corpo e alma em várias frentes culturais e políticas, movida por ideais que continuam na ordem do dia, como a justiça social e a transformação do homem por meio da cultura”, lembra Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Mais informações pelo site www.pagu.com.br ou pelo twitter www.twitter.com/100anosdepagu das Rosas – Avenida Paulista, 37

Casa

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate