

‘Deus criou a bola’
(São Paulo, brpress) -'E o homem descobriu o que fazer com ela': boleiros ancestrais estão em Pioneiros, novo livro do jornalista Orlando Duarte, lançado nesta quinta (19/04), no Museu do Futebol.
(São Paulo, brpress) – A história do futebol e dos seus “antepassados” existentes em vários lugares do mundo, como China e Itália, antes de tomar forma na Inglaterra e chegar ao Brasil, é o mote de Pioneiros (Editora Abook, 165 págs., R$ 40,00), mais novo livro do veterano jornalista Orlando Duarte, que será lançado no Museu do Futebol, no Auditório Armando Nogueira, localizado no Estádio do Pacaembu, nesta quinta-feira (19/04), das 19h às 22h, com a presença do autor.
Falar da importância de Orlando Duarte para o jornalismo esportivo brasileiro – e, por tabela, da manutenção da história dos fatos esportivos do país – é repetir algo já dito muitas vezes. Paulista de Rancharia, o jornalista, que completou 80 anos em fevereiro passado, construiu uma carreira respeitável com base no trabalho de longo tempo no jornal A Gazeta Esportiva e na rádio Jovem Pan.
História
São de sua autoria ainda os livros Enciclopédia – Todas as Copas do Mundo, História dos Esportes, Futebol – Regras e comentários, e Pelé, o Supercampeão, entre outros. Com o subtítuto de ‘Deus criou a bola. E o homem descobriu o que fazer com ela’, Orlando Duarte mostra no livro Pioneiros a história do futebol através de uma viagem pelo tempo, registrado em um diário de bordo. Traça a trajetória de como uma bola e a disputa entre duas pessoas começou o futebol, mostra a evolução das regras, a história de fundação dos principais clubes de futebol no Brasil e traz imagens históricas e fotografias.
“Fiz uma caminhada na vida ao redor do futebol para deixar informações para os jovens e esportistas. O objetivo é preservar a história”, define Duarte, que já cobriu 14 mundiais de futebol, escreveu mais de 20 livros sobre a história e as regras de diversos esportes.
Museu do Futebol – Praça Charles Miller, s/no.; (11) 3664-3848; www.museudofutebol.org.br; Twitter: @_museudofutebol; Facebook: www.facebook.com/museudofutebol
Comentários: