Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Cia. Deborah Colker apresenta Tatyana, Festival de Edimburgo. DivulgaçãoCia. Deborah Colker apresenta Tatyana, Festival de Edimburgo. Divulgação

Espírito olímpico no Festival de Edimburgo

(Londres, brpress) - Festival Internacional da capital escocesa dá sua contribuição ao London 2012 na arte de unir diversas culturas. Por Juliana Resende.

(Londres, brpress) – Agora que passou a euforia da abertura, as Olimpíadas realmente parecem ter começado e as pessoas também começam a entrar no espírito olímpico – que é, além dos recordes, números e estatísticas, o de unir diversos países e culturas em torno do esporte.

E como pela primeira vez na história, centenas de eventos artísticos acontecem paralelamente aos Jogos aqui no Reino Unido, na chamada Olimpíada Cultural, é também por meio da arte que o espírito olímpico se manifesta.

Pontes culturais

Esta foi exatamente a intenção original do Festival Internacional de Edimburgo – capital escocesa cuja pronúnica é, na verdade, “Edimbra”: fazer da arte uma celebração da aceitação de outras culturas.

O Festival Internacional de Edimburgo, que foi criado com este espírito após a Segunda Guerra Mundial, acontece este ano mais internacional do que nunca, dividindo com o festival London 2012, em Londres, seus artistas de cerca de 90 países e, principalmente, seu público cosmopolita e multcultural, de 79 países.

Em Londres,  o diretor Johnatan Mils conversou com a brpress na apresentação do Festival Internacional de Edimburgo e os outros nada menos que seis festivais que acontecem simultaneamente na capital escocesa. Para ele, o grande barato do festival é “construir pontes  culturais ainda mais sólidas e diversas durante um evento como as Olimpíadas”.  

Brasileiros

Mils está superanimado com a presença do Brasil, representado pela Cia. de Dança Deborah Colker e pelo violoncelista Antonio Meneses.  Colker se apresentou dia 11/08, com o espetáculo Tatyana, no festival que melhor encarna o espírito olímpico mais multicultural do planeta, começando por Londres e terminando em Edimburgo.

(*) Juliana Resende é editora-executiva da brpress e foi a Londres cobrir especialmente o London 20121 Festival, evento cultural parte das Olimpíadas de Londres, para BandNews FM.

#brpressconteudo #London2012 #Tatyana #Edimburgo #OlimpiadadeLondres

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate