
Espírito olímpico até Edimburgo
(Londres, brpress) - Festival Internacional da capital escocesa dá sua contribuição ao London 2012 na arte de unir diversas culturas. Por Juliana Resende.
(Londres, brpress) – Agora que passou a euforia da abertura, as Olimpíadas realmente parecem ter começado e as pessoas também começam a entrar no espírito olímpico – que é, além dos recordes, números e estatísticas, o de unir diversos países e culturas em torno do esporte.
E como pela primeira vez na história, centenas de eventos artísticos acontecem paralelamente aos Jogos aqui no Reino Unido, na chamada Olimpíada Cultural, é também por meio da arte que o espírito olímpico se manifesta.
‘Pontes culturais’
Esta foi exatamente a intenção original do Festival Internacional de Edimburgo – capital escocesa cuja pronúnica é, na verdade, “Edimbra”: fazer da arte uma celebração da aceitação de outras culturas.
O Festival Internacional de Edimburgo, que foi criado com este espírito após a Segunda Guerra Mundial, acontece este ano mais internacional do que nunca, dividindo com o festival London 2012, em Londres, seus artistas de cerca de 90 países e, principalmente, seu público cosmopolita e multcultural, de 79 países.
Em Londres, o diretor Johnatan Mils conversou com a brpress na apresentação do Festival Internacional de Edimburgo e os outros nada menos que seis festivais que acontecem simultaneamente na capital escocesa. Para ele, o grande barato do festival é “construir pontes culturais ainda mais sólidas e diversas durante um evento como as Olimpíadas”.
Brasileiros
Mils está superanimado com a presença do Brasil, representado pela Cia. de Dança Deborah Colker e pelo violoncelista Antonio Meneses. Colker se apresentou dia 11/08, com o espetáculo Tatyana, no festival que melhor encarna o espírito olímpico mais multicultural do planeta, começando por Londres e terminando em Edimburgo.
(*) Juliana Resende é editora-executiva da brpress e foi a Londres cobrir especialmente o London 20121 Festival, evento cultural parte das Olimpíadas de Londres, para BandNews FM.
#brpressconteudo #London2012 #Tatyana #Edimburgo #OlimpiadadeLondres