Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

O Papai Noel da Coca-Cola: popularizando a imagem do bom velhinho que conhecemos hoje. tobedebtfree.files.wordpress.comO Papai Noel da Coca-Cola: popularizando a imagem do bom velhinho que conhecemos hoje. tobedebtfree.files.wordpress.com

Papai Noel mudou com o tempo

(Londres, brpress) - Verdadeiro Santo Nicolas foi um bispo cristão grego, que nasceu e morreu há 17 séculos, na atual Turquia, o maior país mulçulmano do cálido e nada polar Oriente Médio. Por Isaac Bigio.

Isaac Bigio*/Especial para brpress

(Londres, brpress) – Este personagem veio se modificando radicalmente ao longo do tempo. Hoje, é apresentado como um gordo bonachão de barba branca, gorro e roupa vermelha e branca, que traz presentes e que vem do Pólo Norte, com seu trenó puxado por renas voadoras. No entanto, o verdadeiro Santo Nicolas foi um bispo cristão grego, que nasceu e morreu há 17 séculos, na atual Turquia, o maior país mulçulmano do cálido e nada polar Oriente Médio.

Na Europa, ele era apresentado castigando crianças malcriadas e, ainda hoje, há muitos países que o retratam com um cajado de bispo.

Ao longo dos anos, ele assumiu muitas características de deuses pagãos, como Odim e Saturno. Como a Saturnália se realizava no dia mais curto do Hemisfério Norte, a Igreja decidiu se apropriar desta comemoração anunciando, vários séculos após a morte de Jesus, que seu nascimento havia sido no final de dezembro.

A atual versão do Papai Noel surgiu na cidade de Nova York, antes chamada Nova Amsterdã. Ali se modernizou a lenda holandesa de Santa Claus, transformando-o em um inofensivo velhinho risonho que vinha do Ártico – região que estava na moda por ser um lugar para o qual partiam expedições. Ao mito acrescentaram-se as renas e os rituais inspirados nas mitologias germânica e escandinava.

A Coca-Cola popularizou o Papai Noel que conhecemos hoje, aproveitando que suas cores eram as mesmas para, no inverno, aumentar suas vendas.

(*) Analista de política internacional, Isaac Bigio lecionou na London School of Economics e assina coluna no jornal peruano Diario Correo. Tradução: Angélica Resende/brpress.

Isaac Bigio

Isaac Bigio vive em Londres e é pós-graduado em História e Política Econômica, Ensino Político e Administração Pública na América Latina pela London School of Economics . Tradução de Angélica Campos/brpress.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate