Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Dr. Anoop Chatruvedi: prevenção contra radiação é questão de saúde pública. DivulgaçãoDr. Anoop Chatruvedi: prevenção contra radiação é questão de saúde pública. Divulgação

Alerta à constante exposição

(São Paulo, brpress) - Médico Anoop Chatruvedi adverte que prevenção contra efeitos da radiação é questão de sáude pública, enquanto iniciam exames em crianças de Fukushima. Por Juliana Resende.

(São Paulo, brpress) – No último domingo (09/10), mesmo dia em que autoridades da província de Fukushima iniciaram uma campanha intensiva de exames médicos em crianças da zona delimitada do acidente da usina nuclear de Fukushima, para determinar quais consequências sofreram pela radiação, o médico indiano Anoop Chatruvedi falou sobre o tema em tom de alerta, numa conferência no Brasil. Para ele, não só o tratamento mas a prevenção contra efeitos da radiação deve ser tratata como questão de sáude pública.

Em sua palestra no I Congresso Latino-americano da World Society of Anti-aging Medicine, Fukushima e Outros Problemas com Usina Nuclear: O que Podemos Fazer para Proteger Nossos Pacientes?, o especialista em técnicas anti-envelhecimento mostra que, com o aumento da expectativa de vida, a medicina deve voltar suas atenções e esforços para prevenir e proteger todas pessoas dos efeitos da radiação – e não só as diretamente afetadas por acidentes nucleares.

Efeitos desconhecidos

“O objetivo deste trabalho é alertar que todos nós estamos mais expostos à radiação de alguma forma, em menor ou maior graus de intensidade, e é preciso fazer algo a respeito para evitar doenças decorrentes desta exposição”, explica Chatruvedi. “Atualmente, o ser humano está exposto constantemente à radiação dos telefones celulares, à poluição e aos acidentes nucleares, como Chernobyl e Fukushima – este último com efeitos ainda desconhecidos –, que reverberam sobre todo o planeta”, ressalta.

“Resquícios de radiação são transportados em vetores como as próprias pessoas contaminadas, água e alimentos, e elementos radioativos são absorvidos pelo corpo por inalação, ingestão ou pela pele. Em face a essa realidade, o médico – ele mesmo oriundo de uma região da Índia (Bhopal) onde um vazamento de gás tóxico, em 1984, deixou consequências devastadoras –, criou um protocolo composto de vitaminas, minerais, anti-oxidantes e homônios para proteger aqueles expostos aos efeitos da radiação – em menor e maior graus.

Tireoide

Em Fukushima, os exames terão foco na glândula tireoide de 360 mil crianças e jovens menores de 18 anos, num processo que durará, inicialmente, cerca de dois anos e meio. na Universidade Médica de Fukushima, segundo agência local Kyodo. Todos os examinados terão de se submeter a consultas periódicas a cada dois anos, até que completem 20 anos de idade e, a partir daí, a cada cinco anos, por tempo indeterminado.

“A tireoide é a glândula mais efetada na exposição à radiação, pois fica mais superficial”, diz Chatruvedi, ressaltando que, em Fukushima, os mais expostos já estão sendo tratados com iodeto de potássio. “O protocolo que elaborei funciona como profilaxia e poderia ser aplicado como que num sistema de vacinação preventiva em massa contra doenças já conhecidas”, sugere Chatruvedi.

A seguir, o médico lista os procedimentos médicos para proteção contra a exposição à radiação, frisando que apoio emocional, dieta adequeda e exercícios físicos são complementos fundamentais:

• Iodeto de potássio e alimentos ricos em iodo para proteger a tiróide;

• Melatonina, o poderoso anti-oxidante para a mente;• Pregnenanolone, como facilitador da produção de todos os hormônios do corpo humano;• Dimetilsulfóxico (DMSO) poderoso antioxidante, que age na desintoxicação e proteção contra a radiação;• Ácido Alfa-Lipóico (Alpha Lipoic Acid – ALA) regenera o DNA;• Cálcio e magnésio, para ossos e cartilagens;• Vitamin E e selênio protegem contra efeitos oxidantes;• Zinco elimina vários metais pesados tóxicos, como cadmo e alumínio;• Curcumina reúne propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-tumorais;• Rutina bioflavonóide fortalece os folículos capilares e reduz hemorragias;• Selônio proteje o DNA dos efeitos da radiação e ajuda a prevenir danos na epiderme;• Vitamina A – acelara a recuperação à radiação;• Complexo B – normaliza a contagem de glóbulos brancos e vermelhos;• Vitamina C com bioflavonóides – proteje contra degeneração intracelular;• Vitamina E – previne a eliminação de vitamina A e ácidos graxos devido a altas doses de Raios X.

(Juliana Resende/brpress)

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate