Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

A jornalista investigativa Lyra McKee, assassinada pelo Novo IRA, no International Journalism Festival.

Jornalista morta pelo Novo IRA vira símbolo de luta por casamento gay

(Belfast, brpress) -Neste sábado (25/05), nova manifestação do movimento Love Equality está marcada em Londonderry, onde Lyra McKee foi assassinada; no Brasil, união legal entre pessoas do mesmo sexo completa cinco anos.

(Belfast, brpress) –  Na Irlanda do Norte, onde a jornalista Lyra McKee, de 29 anos e lésbica assumida, morta em um ataque do Novo IRA à polícia em Londonderry, virou mote para diversas manifestações que estão ocorrendo no país pelo direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, legalizado em países do Reino Unido (Inglaterra, Escócia e País de Gales) – menos na Irlanda do Norte – e na República da Irlanda.

‘Pagamos nossos impostos’ 

A manifestação de sábado passado (18/05), em Belfast, foi organizada pela campanha Love Equality, organizada por um grupo composto por ONGs que apóiam uma mudança de lei norte-irlandesa. Sara Canning, viúva de Lyra, questionou: “Pagamos nossos impostos, somos governados pelas mesmas leis. Por que não devemos ter os mesmos direitos no casamento?”.

“Theresa May veio ao enterro da Lyra. Por que ela não torna as leis iguais para todos neste país?”, pergunta Canning. Neste sábado (25/05), nova manifestação da Love Equality está marcada em Londonderry, também chamada de Derry. Até segunda-feira (27/05), estão sendo esperadas outras manifestações pela Irlanda do Norte. 

Sim, eu aceito

No Brasil, a regulamentação do casamento gay completou cinco anos em 14 de maio último. Em maio de 2017, eram cerca de 15 mil registros oficializados em todo o país. O número representava um aumento de 51,7% em relação ao primeiro ano de vigor da norma, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia mais sobre direitos LGBT no Brasil aqui.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate