Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Retrato do chef Felipe Schaedler é parte da exposição. Foto: Paulo VitaleRetrato do chef Felipe Schaedler é parte da exposição. Foto: Paulo Vitale

SP Food Film: festival bom de garfo

Unido cinema, gastronomia, fotografia, aulas e debates sobre alimentação, evento satisfaz com clássicos e degustações.

(São Paulo, brpress) – Um festival para, literalmente, saborear. Assim é o São Paulo Food Film Festival, que acontece na Cinemateca Brasileira de 09 a 19/11, com filmaços tendo a gastronomia como tema central ou periférico, comida, exposição fotográfica, aulas e debates – tudo grátis. Uma delícia e uma mais que apetitosa oportunidade de ir à Cinemateca (que passou do abandono ao brilho na transição do governo Bolsonaro para Lula).

Parece bom demais para ser verdade: depois das principais sessões, há degustação de comidas relacionadas ao que se viu na tela. Ou quase. Após a sessão do filme Comer Beber Viver, do aclamado diretor Ang Lee, que é, basicamente, um A Festa de Babette (ausente na programação) chinês, foi servido um mísero rolinho-primavera.

Meio decepcionante face ao lámen servido após a sessão de Volte Sempre (não o que está na Netflix), sobre um lendário chef de Tóquio, que serve a iguaria, na moda em SP, há mais de 40 anos. 

Cardápio on e offline

São mais de 30 filmes, entre clássicos da ficção e documentários contemporâneos ligados à alimentação e aos sistemas agroalimentares, com exibições presenciais e uma seleção de 16 títulos na plataforma da SpcinePlay. 

Neste ano, como inebriante digestivo, a curadoria ainda traz um importante ciclo de debates abordando quatro temas contemporâneos relevantes ligados à alimentação: Cozinhas Solidárias, como a Radical Kitchen, que degustamos em Londres; Consumo de Ultraprocessados; Uso de Agrotóxicos e Educação Alimentar e Nutricional. 

Papo comida

Após a exibição de filmes como Big Food, Um Mundo Obeso, Antes do Prato, Solo Comum, Fonte da Juventude e Food, Funk e Favela, rola papo-cabeça para alimentar ideias. Debates com especialistas serão transmitidos on-line e ao vivo no canal do Youtube do São Paulo Food Film Festival – exceto Cozinhas Solidárias que será presencial, dia 18/11, 18h30, na própria Cinemateca.

E já que você não vai perder essa boquinha cinéfila, visite a exposição de retratos nada convencionais de chefs de cozinha, clicados pelo fotógrafo Paulo Vitale. As imagens ligam o ato de cozinhar à morte de um animal ou vegetal, para produzir um alimento que garante a vida. Lindo trabalho.

(Juliana Resende, brpress)

#brpressconteudo #saopaulofoodfilmfestival

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate