Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

O ator Aury PortoO ator Aury Porto

Festival de Curitiba: muito além do palco

(Curitiba, brpress) - Edição 2012 apresenta, de 27/03 a 08/04, mais de 300 atrações entre peças, shows e um evento gastronômico, vindos de seis diferentes estados brasileiros. Por Duilio Ferronato.

(Curitiba, brpress) – Os festivais têm como característica em comum a proposta e compartilhamento de novas ideias entre os participantes. E o Festival de Teatro de Curitiba, que este ano apresenta, de 27/03 a 08/04, mais de 300 atrações entre peças, shows e um evento gastronômico, vindos de seis diferentes estados brasileiros (SP, PR, RJ, MG, PE e BA), é um exemplo desse fato.

    A cada ano há mais interação entre as diversas regiões do país, e esse é o ponto-chave para que uma determinada parcela da população tome consciência de que a diversidade de ideias e trabalhos é que faz nossa riqueza tão especial aos olhos do mundo.

Mais interesse

    Segundo Edson Celulari, que está no elenco da peça Nenhum Dia Se Passa Sem Notícias Suas, depois que o país teve uma grande restruturação de distribuição de renda, “o brasileiro viaja mais e está interessado em entender sua própria cultura”. Para o ator, os festivais possibilitam que se discuta a função do teatro na sociedade.

    Nenhum Dia Se Passa Sem Notícias Suas tem viajado pelo país e em cada região recebe um diferente estímulo. O ponto em comum é o interesse em refletir sobre o novo brasileiro que vem surgindo com as recentes transformações. E, diante da crescente plateia, fica claro que o teatro e os festivais têm dado uma grande contribuição para que esta reflexão se desenvolva.

Território expandido

    O ator Aury Porto, da peça O Idiota, diz que o teatro, por ser um encontro direto com o público – onde o ator está presente e em contato “olho no olho” com a plateia – faz com que o espectador saia mais estimulado a repensar seus valores.

    O espaço cênico tem uma função social e não fica restrito ao palco e à plateia; atravessa limites territoriais e vem com a força dos festivais promovendo uma integração diferente do que a televisão propõe. “A possibilidade de o teatro ocupar espaços públicos faz com que as pessoas enxerguem no bem comum um patrimônio que já foi visto como espaço de ninguém”, acredita Porto.

Interação

    O ator Rodrigo Bolzan, da peça Oxigênio, lembra que, quando um espetáculo viaja, ele interage com a cidade de diversas maneiras. As mais evidentes interações são com os detalhes da montagem como estrutura, iluminação e objetos cênicos, que normalmente vêm de fornecedores locais. Isso faz com que o teatro seja a mais artesanal das artes cênicas. E o ator, além de precisar interagir com a cidade antes da peça começar, tem de lidar com a reação do público.

    Para Pedro Garcia Netto, que contracena com Edson Celulari, o ator continua sendo o principal veículo interagindo com o lugar da apresentação.

(Duilio Ferronato/Especial para brpress)

Mais informações e programação completa no site www.festivaldecuritiba.com.br .

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate