Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Ilustração de Mervyn Peake para o Alice no País das MaravilhasIlustração de Mervyn Peake para o Alice no País das Maravilhas

Alice vai à guerra

(Londres, brpress) - Correspondente de guerra, ilustrador Mervyn Peake relata influência dos horrores em desenhos para Alice no País das Maravilhas em coleção da British Library. Por Juliana Resende.

(Londres, brpress) – O correspondente de guerra, escritor, dramaturgo, poeta e ilustrador Mervyn Peake (1911-1968), um dos mais aclamados artistas britânicos, está sob os holofotes esta semana no Reino Unido. É que a British Library anunciou a aquisição da coleção completa de ilustrações de Peake para a edição de 1954 dos livros de Lewis Carroll Alice Através do Espelho e Alice no País das Maravilhas, cuja versão cinematógrafica de Tim Burton estreia em 21/04, no Brasil.

 O desenhos originais são quase góticos e, ao contrário da visão colorida em 3D da Disney para o filme de Burton, refletem a melancolia e devastação da Segunda Guerra – que Peake cobriu para a revista Leader, em 1945. Junto com as ilustrações, a BL adquiriu também cartas de Peake, enviadas à mulher e amigos durante suas reportagens na Alemanha, no período.

 “Agora sabemos de onde vêm o traço pesado, até mesmo assustador de Peake, para personagens de Alice como a Rainha de Copas”, diz a curadora para literatura moderna da BL, Rachel Foss. “Ele relata nitidamente os horrores da guerra e é claro que tais visões influenciaram seus outros trabalhos”, argumenta. Numa das cartas, ele descreve que “o terrível  bombardeio de Londres não é nada comparado à destruição e devastação de Colônia”.

 Pena

 Aproveitando o hype do filme de Tim Burton e para efeito de comparação, a BL não perde tempo e anuncia a inclusão de um desenho à pena de Peake para Alice, a ser aberta em maio, na Sir John Ritblat Gallery: Curiouser and Curiouser: The Genius of Alice in Wonderland.

 Em junho, todos os desenhos para as obras de Carroll estarão expostos na biblioteca da Universidade de Sheffield.

(Juliana Resende/brpress)

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate