Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

FOTO - Vida de Estagiário é uma das três minisséries escolhidas pelo FICTV.DivulgaçãoFOTO – Vida de Estagiário é uma das três minisséries escolhidas pelo FICTV.Divulgação

Ainda é tempo de vacinar

(brpress) – Para quem perdeu prazo, ainda será possível tomar dose da vacina até 07/05, em campanha paralela a de vacinação da gripe comum.

(brpress) – Quem perdeu o prazo para a vacinação contra a gripe suína,  a H1N1, ainda poderá ir aos postos de saúde até o dia 07/05. Assim, a quarta etapa da campanha, que foi iniciada nesta semana para idosos com doenças crônicas, também receberá gestantes, doentes crônicos de outras faixas etárias, crianças de seis meses a menores de dois anos e jovens de 20 a 29 anos.

Embora a epidemia de gripe suína não tenha acontecido como previsto pelo Organização Mundial de Saúde (OMS), a meta da campanha é atingir 62 milhões de pessoas até o dia 07/05, imunizando, pelo menos, 80% dessa população. “Estamos chegando a 40 milhões de pessoas vacinadas, e o balanço é positivo. Se considerar os grupos populacionais que estão sendo vacinados agora, temos uma cobertura de 60%”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Proteção gratuita

Ele reforçou que a vacina é gratuita, segura e a única certeza de proteção para a população que tem o sistema imunológico mais fragilizado ou tem mais risco de ter as formas grave da doença – incluindo portadores do vírus HIV.

A mobilização contra a gripe H1N1 ocorre em paralelo com a ação de vacinação contra a gripe comum, direcionada apenas a pessoas com mais de 60 anos. Ela está dividida em dois momentos:

1 – Nas regiões Norte e Sul, foi iniciada no último sábado (24/04) e segue até o dia 07/05.

2 – Para o Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, pelo atraso na entrega da vacina pelo Instituto Butantã, o início da campanha foi adiado para o dia 08/05 e segue até 21/05. Na vacinação contra a gripe comum, serão vacinadas apenas os idosos, pois são as mais afetadas pelos vírus causadores da doença.

Atenção

No ano passado, dos 2.051 óbitos registrados, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas. Entre as grávidas (189 morreram, ao todo), a letalidade foi 50% maior que na população geral.

Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416, no total). E as crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência da doença no ano passado (154 casos por 100 mil habitantes).

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate