Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Reflexões numa confeitaria de shopping

(brpress) - É o mote do primeiro volume da nova trilogia, Minha Mãe se Matou sem Dizer Adeus, de Evandro Affonso Ferreira, Melhor Romance de 2010 segundo APCA.

(brpress) – Primeiro volume de uma nova trilogia, Minha Mãe se Matou sem Dizer Adeus (Ed. Record, 128 págs., R$ 27,90) marca a estreia de Evandro Affonso Ferreira na Editora Record, com um livro completamente diferente de seus trabalhos anteriores – mais contemplativo, porém, sem deixar de lado sua forte veia poética. O livro recebeu o prêmio de Melhor Romance de 2010 da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Sentado à mesa de uma confeitaria num shopping, o narrador, um escritor à beira dos 80 anos, vê a vida passar e espera a morte, enquanto relembra acontecimentos de sua infância – como o suicídio da mãe, uma artista fracassada, bêbada e louca, mas com quem mantinha um forte laço.

Enquanto conversa telepaticamente com outros freqüentadores do shopping, o velho senhor justifica sua existência melancólica escrevendo sem parar um livro que talvez jamais seja publicado.

Inspiração

Durante quase um ano, o autor  passou quatro horas por dia em uma confeitaria, num shopping paulistano. Não entrevistou ninguém, apenas observou o comportamento de quem passava por ali e imaginou histórias.

Chegou ao texto final ali mesmo, rabiscando em vários blocos, que só depois digitou no computador.

Autor dos elogiados Grogotó!, Araã! e Catrâmbias! e mineiro de Araxá, Evandro chegou a morar em Brasília antes de se mudar com a família para São Paulo, onde vive há 40 anos. 

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate