Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Detalhe de cartaz vintage do filme 007 Contra a Chantagem Atômica (ThunderballDetalhe de cartaz vintage do filme 007 Contra a Chantagem Atômica (Thunderball

Operação memorablia

(Londres, brpress) - Outubro foi todo pautado por James Bond, numa contagem regressiva pontuada por diversos fatos e eventos – até um leilão de memorablia do adorado agente secreto. Por Juliana Resende e Helena Alves.

(Londres, brpress) – O mês de outubro foi todo pautado por James Bond, numa contagem regressiva pontuada por diversos fatos e eventos – até um leilão de memorablia do adorado agente secreto –, culminando na estreia mundial do novo filme Operação Skkyfall, nesta sexta (26/10). 

A reportagem da brpress visitou a Christie’s South Kensington, em Londres, e teve acesso em primeira mão às peças de todos os filmes de 007 que foram leioladas, numa ação inédita online e presencial, para celebrar os 50 anos do agente secreto e constatou: 50 Years of James Bond – The Auction era pura relíquia. Não à toa, foram arrecadados mais de £ 1.5 milhão, mais precisamente US$ 2.644.442,00, no total, e doados a 12 instuições sem fins lucrativos que realizam projetos sociais, como Unicef.

    Foram disponibilizadas pela primeira vez peças tiradas diretamente dos acervos da EON Productions, usadas nos filmes por Bond, Bondgirls, vilões e outros personagens, que podiam ser vistas online no site da Christie’s – onde ainda resta o maravilhoso catálogo para folhear –, às quais reproduzimos aqui . No Global James Bond Day, celebrado em 05/10, dia de estreia do primeiro filme da franquia, 007 Contra o Satânico Dr. No (Dr. NO, 1962), 10 peças especiais foram a leilão presencial, numa noite de gala, somente para convidados. Entre eles estavam Sir Roger Moore (Bond em pessoa), Dame Judi Dench (ou M, para os íntimos), além da atriz Lucy Fleming, filha de Ian Fleming, criador de 007, e da atriz Celia Johnson.
   
Lances

    Todos os objetos ficaram em exibição na Christie’s até o leilão presencial. Os lances lances mínimos eram de cerca de £1000, para objetos de delitar qualquer fã, como as abotoaduras usadas por Milos Columbo, em 007 Somente para Seus Olhos (For You Eyes Only, 1981), as cartas de tarô usadas por Solitaire em 007 Viva e Deixe Morrer (Live and Let Die, 1973), e o cinto com balas douradas usado por Christopher Lee em 007 Contra o Homem da Pistola de Ouro (The Man with the Golden Gun, 1974); a £2000, como o colar de Vésper usado por Eva Green em Casino Royale (2006), os óculos escuros usados por Daniel Craig em Quantum of Solace (2008), e ainda itens de mais de £100 mil, como o Aston Martin que Bond dirige no mesmo filme.

    O item mais caro não era uma peça, mas um “pacote de estilo Bond”: convite para a premiére do filme Skyfall, no Royal Albert Hall, em Londres, dia 23/10, com a presença do elenco e de membros da família real, com direito a trajeto de Aston Martin com chofer e uma noite no chique hotel Claridge’s. O preço? Segredo de estado, guardado a sete chaves pelo MI6. Só mesmo um agente a serviço de Sua Majestade para descobrir.
   
    No aftermatch do sucesso do leilão 50 Years of James Bond – The Auction (veja os itens em destaque abaixo), Nicolette Tomkinson, diretora da Christie’s, concedeu a seguinte entrevista exclusiva à  brpress:

O que o leilão do cinquentenário de James Bond representa para a Christie’s?
Nicolette Tomkinson – Uma oportunidade única. Nunca antes a produtora EON havia comemorado um aniversário de James Bond, abrindo abrindo seu acervo e oferecendo itens raros de todos os filmes, a fim de beneficiar tantas causas maravilhosas. Trata-se de um leilão com grande apelo comercial, dada a popularidade de 007 em todo o mundo. Por isso, decidimos dar, ao maior número de pessoas ao leilão, proporcionando acesso online,  além da noite de gala presencial.
 
Na sua opinião, qual é a peça mais interessante do leilão e, se você tivesse que escolher um só item, qual seria e por quê?
Nicolette Tomkinson –  Meu item favorito, embora não o mais valioso à venda, é o conjunto de quatro cartazes de porta de cinema do filme 007 Contra a Chantagem Atômica (Thunderball, 1965). Eles são um dos destaques visuais do leilão e foram vendidos a um preço muito bom para a vista que fazem e por serem vintage CHECAR PREÇO.

Que tipo de público tem a exposição atraiu? Qual foi a sua reação?
Nicolette Tomkinson –  Acredito tanto o leilão quanto a exposição ofereceram algo precioso para todos – foram gadgets,  jóias, acessórios, cartazes, roupas, aquela sunga do Daniel Craig… a lista é longa! Um fã mais antigo ou old school de Bond podia optar em dar um lance no cinto do vilão Scaramanger de 007 Contra oo Homem com a Pistola de Ouro (The Man with the Golden Gun, 1974),
enquanto um jovem fã pôde preferir o relógio Omega usado por  de Daniel Craig em  de Quantum of Solace (2008) ou até mesmo as abotoaduras de Bond em Operação Skyfall – que ainda nem entro em cartaz! Homens querendo ser como James Bond e mulheres querendo estar com James Bond –  agradamos a todo freguês.

Suas expectativas para o leilão de gala foram atendidas?
Nicolette Tomkinson – Os rendimentos alcançados com o leilão refletem a generosidade dos fãs de Bond de todo o mundo. O leilão online teve três vezes mais lances do que o esperado, vindos de 42 países e mais de 40% de novos clientes. Na noite de gala,  a estimativa era arracadar de £ 1 mil a 150 mil por pessoa – e arrecadamos £ 752 mil, que serão distribuídos entre 11 ONGs de fins sociais. A arrecação do leilão online vai quase que exclsuivamente para o Unicef.

Poderíamos dizer que, sendo ambos marcas da excelência britânica, que a Christie’s representa para a arte o que Bond representa para o cinema?
Nicolette Tomkinson – Christie’s e Bond são muito diferentes, mas adoramos fazer parte das celebrações de seu 50 º aniversário. 007 é o mais famoso agene secreto do mundo e a Christie’s é a mais reconhecida insttuição de negócios em arte, estabelecida por James Christie, em 1766. Somos internacionais por excelência, mas por razões muito distintas.

(Por Juliana Resende, colaborou Helena Alves)

Juliana Resende

Jornalista, sócia e CCO da brpress, Juliana Resende assina conteúdos para veículos no Brasil e exterior, e atua como produtora. É autora do livro-reportagem Operação Rio – Relatos de Uma Guerra Brasileira e coprodutora do documentário Agora Eu Quero Gritar.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate