Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Estreia de Felipão

(São Paulo, brpress) - Foi justa a vitória da Inglaterra. Mais: Super Bowl, Mineirão e Santa Cruz. Por Márcio Bernardes.

Márcio Bernardes*/Especial para brpress

(São Paulo, brpress) – Foi justa a vitória da Inglaterra. O time deles está mais entrosado que o nosso, com a totalidade dos jogadores no meio da temporada. Além disso, individualmente, os brasileiros falharam em demasia, facilitando a missão dos ingleses.

   Os erros começaram no pênalti inexistente marcado pelo árbitro português e mal cobrado por Ronaldinho, passaram pelas falhas inacreditáveis da defesa e os passes errados do meio de campo, como o de Arouca, no segundo gol inglês.

   O ataque esteve apagado e pouco produziu. Luiz Fabiano não fez nada, Neymar nem parecia Neymar. Lucas e Fred jogaram um pouco mais, porém, com insuficiência para verter o bom time da Inglaterra, que contou com a atuação soberba de Gerrard.

   Em março teremos mais dois outros bons amistosos: contra a Itália, em Genebra, e Rússia, em Londres. O treinador brasileiro terá pouco tempo para definir seu time e o grupo visando a Copa das Confederações. Mas tem que dar um jeito. O tempo não será desculpa para qualquer fracasso.
 
Reflexão
 
   Foi um vexame. A decisão do Super Bowl no último domingo (03/02) teve 34 minutos de paralisação por causa de problemas elétricos.

   O caso repercutiu em todo o mundo, especialmente aqui no Brasil. As ironias e brincadeiras foram inevitáveis. O que mais se ouviu: “Ah… se fosse aqui?!”.

   É verdade que já tivemos dezenas, talvez centenas de casos semelhantes em estádios, ginásios e casas de espetáculos. Na maioria dos locais, claro, tomavam cuidado ao instalar geradores e sempre deixavam um eletricista de plantão.

   A mesma coisa aconteceu em Nova Orleans. Mas o apagão estragou a grande festa do futebol americano. Administradores do estádio pediram desculpas publicamente e também nos Estados Unidos as gozações foram inevitáveis.

   Claro que uma catástrofe deve ser lamentada, mas também serve de exemplo para que não se repita. Lembro-me que na Copa das Confederações de 2005, em um jogo na então moderna arena de Frankfurt, houve um problema em parte da cobertura. Chovia forte e houve uma goteira-enxurrada provocada pela abertura de um grande buraco no telhado.

   Naquela época o mundo ficou surpreso. Afinal, os alemães têm a maior economia da Europa, o país é top e do primeiríssimo mundo e as críticas vieram de todos os cantos.

   Um ano depois, no Mundial, em nenhum estádio houve qualquer problema mais grave, fruto das inspeções e atenções anteriores, destinadas a precaver qualquer acidente.

   Seria lamentável ver o Brasil envolvido em algum vexame semelhante, principalmente neste ano, com a Copa das Confederações, e em 2014, com a Copa do Mundo.

BAMBAMBÃ

Santa Cruz

   É um prazer ver pela televisão o estádio Santa Cruz lotado. Público sensacional de 26.507 pagantes. Lembro-me dos bons tempos de 1977 quando o campo estava cheio em todos os jogos. Pena que isso não se repita mais constantemente. Assim, nosso futebol interiorano estaria muito mais forte e vitorioso.   

BUMBUMBUM

Mineirão

O Mineirão foi reaberto neste domingo (03/02), mas muita coisa deu errado. Os bares e restaurantes do estádio não estavam funcionando e os torcedores não tiveram como comprar um simples copo de água. Que absurdo! A reabertura aconteceu de forma antecipada meramente por interesses políticos. E quem pagou o pato foi o torcedor. Uma vergonha.

(*) Comentarista de esportes, com diversas Copas e dez Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio, professor universitário e colunista da brpress. Fale com ele pelo email  [email protected] , pelo Twitter @brpress e/ou Facebook.

Márcio Bernardes

Comentarista veterano de esportes, com diversas Copas e Olimpíadas no currículo, Márcio Bernardes é âncora da Rede Transamérica de Rádio e sua coluna foi licenciada pela brpress ao Yahoo Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate