Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

James OMalleysJames OMalleys

‘Londependence’ cancelada

(Londres, brpress) - Londrino que colocou petição para Londres declarar independência do país e voltar para UE admite que ‘estava com cabeça muito quente’. London Independence Party segue no Twitter.

(Londres, brpress) – O o escritor freelance londrino James O’Malleys autor da petição apelidada de ‘Londependence’, que recolheu mais de 150 mil assinaturas e cerca de £3 mil (cerca de R$ 14 mil) em menos de 24 horas, depois que o resultado do referendo que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia foi divulgado, na sexta-feira (24/06), diz que vai tirar o ar a campanha do site Change.org. 

O’Malleys admitiu estar com “a cabeça muito quente” quando resolveu criar a petição. Segundo o jornal Evening Standard, de circulação gratuita no metrô de Londres, ele disse que, apesar da decisão, “a campanha serviu para dar voz às pessoas insatisfeitas” com o resultado do referendo. A ideia de O’Malleys era pressionar o prefeito de Londres Sadiq Khan a declarar a independência de Londres do Reino Unido, e recolocar a capital britânica na União Europeia. 

Arrecadação

“Depois, conversando com amigos, vi que havia me excedido”, admitiu O’Malleys. No entanto, o londrino diz que ainda não sabe que rumo a campanha pode tomar e que aguarda orientações para saber o que vai fazer. A petição foi alvo de questionamentos e críticas, não com relação à sua reivindicação, mas sobre o que ele pretende fazer com o dinheiro, arrecadado em 14 horas. “Vou devolver a todos que doaram”, garantiu.

Londres teve uma das maiores votações pela pernanência do Reino Unido na União Europeia, em toda a Inglaterra – cerca de 60% dos londrinos rejeitaram o Brexit. Mas nesta segunda-feira (27/06), o governo britânico disse que, ao contrário do que pede quase metade da população que votou, não pretende convocar outro referendo sobre a saída do país da União Europeia. 

A hipótese de uma nova consulta popular ganhou força nos últimos dias, quando mais de dois milhões de pessoas assinaram uma petição on-line solicitando outro referendo. O site petition.parliament.uk chegou a travar com a quantidade de pedidos. A iniciativa partiu de um cidadão identificado como William Oliver Healy, que pede para os deputados britânicos a “implementação de uma norma pela qual, se o voto para sair ou ficar na UE for inferior a 60%, com uma participação de 72%, deveria ser convocado outro referendo”. 

Humor inglês

“Londres parece outro país. Vamos transformá-lo em um”, tuitou o usuário Jason Wiltshire, utilizando a hashtag (independência para Londres, em português). “Somos tão bons em organizar plebiscitos! Que tal , escreveu outro usuário no Twitter. Houve ainda quem criasse um partido fictício, dedicado à causa da independência da capital britânica: o London Independence Party (Partido da Independência de Londres), que tem pouco mais de 1,3 mil seguidores no Twitter e exibe a bandeira da União Europeia na capa de seu perfil na rede social.

Leia mais sobre a saída do Reino Unido da União Europeia aqui e aqui

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate