Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Livro analisa criminalização

(Rio de Janeiro, brpress) - Livro enfoca questão no Brasil e Portugal, com lançamento no Dia Latino-americano de Luta pela Descriminalizaçao do Aborto.

(Rio de Janeiro, brpress) – Em comemoração ao Dia Latino-americano de Luta pela Descriminalizaçao do Aborto, nesta terça (28/09), acontece o lançamento do livro A Criminalização do Aborto em Questão, de Maurílio Castro de Matos (editora Almedina), durante o debate Os Desafios Atuais para os Direitos Reprodutivos e a Igualdade de Gênero, que será realizado no Auditório da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (CAARJ), nesta terça-feira (28/09), das 18h às 21h. Na segunda-feira (27/09), o livro é lançado em São Paulo, na Apropuc, às 19h.

Em tempos de eleições para presidente da República, onde o tema do aborto saiu de cena com vistas a não descontentar parcelas do eleitorado, o livro demonstra por que o aborto é um problema real e merece ser discutido. “O trabalho resulta de afinidades entre dois países, Brasil e Portugal, no que diz respeito ao aborto, mesmo que neles se vivam realidades bem diferentes”, diz o Maurílio Castro de Matos.

Igreja

O livro explica como foi possível que, num país com uma forte presença das tradições da Igreja Católica, os cidadãos e as cidadãs optassem em referendo por considerar que não podem ser consideradas criminosas as mulheres que realizam um aborto por razões que só elas conhecem e sobre as quais cabem somente a elas decidir.

Consciente de que esse passo essencial para a afirmação da cidadania das mulheres no seu país é ainda um percurso difícil, o autor redescobre os debates antes e depois da legalização do aborto em Portugal, e divulga experiências que podem ajudar ao debate sobre o direito de escolha no Brasil.

Silêncio

Dado o silêncio que durante tanto tempo imperou sobre a prática do aborto em nosso país e a complexidade que envolve sua discussão – especialmente em ano de eleição –, obras como esta, que enfrentam de frente o tema, são um norte para todas as pessoas que se dispõem a pensar ou a repensar suas concepções em torno do problema.

O debate será composto pelos seguintes temas e palestrantes:

– O Impacto da Criminalização do Aborto para as Mulheres (O dossiê Mato Grosso do Sul), com Beatriz Galli, advogada e consultora de Ipas Brasil;

– A Legalização do Aborto em Portugal, com Maurílio Castro de Matos, autor do livro e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro;

–  O Papel dos Operadores do Direito e do Poder Judiciário, com Maíra Fernandes, presidente da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB/RJ. Durante o evento será exibido o vídeo Direito & Saúde: O Caso Alagoinha.

A mesa de abertura será composta por Naide Marinho, diretora da CAARJ, Leila Adesse, diretora de Ipas Brasil, e Rogéria Peixinho, coordenadora da Articulação de Mulheres Brasileiras.

Para maiores informações sobre o livro: http:www.almedina.com.br

Apropuc – Rua Bartira, 407; São Paulo-SP

Auditório da CAARJ – Av. Marechal Câmara, 210, 6o. Andar; Rio de Janeiro-RJ

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate