
#EthelDay celebra mulheres na profissão
(Londres, brpress) - Royal Institute of Architects comemora hoje o #EthelDay com fotos nas mídias sociais de trabalhos arquitetônicos femininos.
(Londres, brpress) – Uma pesquisa do The Architect’s Journal (AJ, www.architectsjournal.co.uk) mostrou dados que refletem bem a situação da maioria das mulheres que decidem fazer faculdade de arquitetura, no Reino Unido: quase nove em dez de cerca de 500 estudantes (87%) admitiram que pretendiam ser arquitetas, mas quando começam o curso e encaram as demandas da vida acadêmica e profissional, o fato de querem ser mães faz com que desistam da profissão. Entre homens, a desistência é de 63%.
#EthelDay
Para celebrar a contribuição de mulheres na arquitetura e encorajá-las a seguir na profissão (na qual ainda são pouco representativas), o Royal Institute of Architects (RIBA) criou o , uma homenagem a Ethel Mary Charles (1871–1962), a primeira mulher admitida no RIBA, em 1898, ajudando a abrir caminho para outras mulheres que seguiram seus passos.
Todo 5 de julho será um dia de campanha internacional nas mídias sociais para reconhecer a marca indelével que as mulheres deixaram – e deixam – na arquitetura. Postagens de fotos e projetos de mulheres arquitetas devem vir com a hashtag #EthelDay.
Zaha Hadid
Mulheres na arquitetura também foi tema de um painel no London Festival of Architecture (LFA), realizado em junho, no Zaha Hadid Architects, firma da célebre arquiteta e primeira mulher da história a ganhar o Priskier Prize, o mais prestigioso prêmio da arquitetura, em 2004.
Como parte da programação do LFA, a exposição Unbuilt, que enfoca como os métodos de pesquisa e inovação de Zaha Hadid (1950-2016) continuam sendo o principal diferencial do ZHA. A mostra fica em cartaz até 18 de agosto de 2017.