Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Os Gêmeos:  “Jamais iremos trabalhar separadamente."DivulgaçãoOs Gêmeos: “Jamais iremos trabalhar separadamente.”Divulgação

Os Gêmeos criticam Cidade Limpa

(São Paulo, brpress) - Em entrevista ao Roda Viva, irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo falam da trajetória bem sucedida e comentam atitude da prefeitura de SP, que apagou mural feito pela dupla.  

(São Paulo, brpress) – Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos internacionalmente como Os Gêmeos, foram entrevistados na última segunda-feira (14/12), no programa Roda Viva – espaço geralmente reservado a políticos e celebridades –, da TV Cultura. Falando sobre o fato de o grafite ter conquistado espaço como forma de arte e chegar até a museus, Os Gêmeos aproveitaram para cutucar a prefeitura de SP, que apagou mural feito pela dupla, num acesso à avenida 23 de Maio, no Centro.

“A atual prefeitura, com essa campanha da Cidade Limpa, apagou esse mural. Então, nada mais justo que ter que colocar isso de volta lá. Porque não fomos nós que perdemos, mas sim a população toda. Em São Paulo, há milhões de problemas, e o ‘cara’ [o prefeito Gilberto Kassab] se preocupa em apagar uma parede dessas”.

Para Os Gêmeos, “o grafite tem esse lado transgressor e sempre vai ter. É uma arte que acontece fora. Quando migra para um museu a gente não considera um grafite”, explica Gustavo. Ao ser questionado qual seria, então, o tipo de arte exposta nas galerias e museus, ele responde: “Pode ser arte contemporânea, mural, gravura, não sei. Mas não é grafite”.

  Hip hop e cinema

Gustavo também conta como foi o primeiro contato com a arte que os consagrou: “O Cambuci [bairro de São Paulo onde Os Gêmeos nasceram] foi o berço de tudo. A nossa infância foi na rua. Tinha um grupo de dançarinos de break na porta de casa que não deixava ninguém dormir. Eles ficavam com o toca-fitas ligado o tempo todo. Aí passamos a dançar o break e vimos que na cultura do hip hop também tinha o grafite”.

  Durante a entrevista, Otávio revelou que Os Gêmeos são amantes da sétima arte e fala do trabalho que lhes deu muita satisfação: a participação na confecção do cartaz da 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. “A gente é superviciado em filme, principalmente de animação. Sempre gostamos da Mostra Internacional de Cinema e recebemos o convite com muito orgulho”. 

   Mais que grafite

Sobre as definições referentes ao trabalho da dupla, Gustavo deixaram claro que Os Gêmeos fazem muito mais que grafite. “Acho que o grafite é só uma vertente. Não temos um rótulo. Acho que artes plásticas é o título certo do que a gente está fazendo hoje”. Otávio ainda fez questão de ressaltar a confiança que eles têm no próprio trabalho. “Acreditamos nisso que a gente faz desde os cinco anos. Se você colocar os desenhos daquela época com os de hoje, tem muito link…”, diz.

  Quando questionado sobre uma possível separação da dupla no futuro, o artista é enfático: “Jamais iremos trabalhar separadamente. Deus colocou isso na nossa vida, desta forma. É um perfeito equilíbrio. O que eu faço complementa o que ele [Gustavo] faz”.

  Confira ainda o material extra da entrevista (áudio, foto e vídeo) acessando http://www.iptvcultura.com.br/rodaviva/feeds

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate