Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Assumpta de Carvalho Rosa (Tata)Assumpta de Carvalho Rosa (Tata)

Tipos de Tide

(São Paulo, brpress) - Um galeria de tipos – brasileiros, sim – mas muito estranhos. Estranhamente belos, na verdade. Assim é a mostra Brava Gente, de Tide Hellmeister, que abre neste sábado (30/01).

(São Paulo, brpress) – Um galeria de tipos – brasileiros, sim – mas muito estranhos. Estranhamente belos, na verdade. Assim é a mostra Brava Gente, do artista, ilustrador e designer gráfico Tide Hellmeister, que abre neste sábado (30/01), às 11h, na Caixa Cultural.

    Expressões de passageiros – do metrô, do ônibus e dos passantes das ruas de São Paulo – observadas por Hellmeinster estão reunidas neste conjunto de 60 trabalhos: 58 pinturas e colagens acrílicas sobre papelão, da série Filhos de Deus, além de duas obras tridimensionais.

    Essa coleção de personagens nasceu quando o artista morava na Praça da Árvore, durante os percursos que fazia para ir trabalhar na região central da capital paulista. Depois, no estúdio, imaginava a vida de cada um e recortava, colava e pintava seus rostos – tristes, bondosos, malandros, egoístas, avaros, generosos, abatidos ou conformados –, criando pinturas absolutamente originais.
 
Diário da Corte

Tide Hellmeister, que entre uma ampla e notável produção como artista e designer gráfico ilustrou a coluna Diário da Corte, de Paulo Francis, faleceu em 2008, no início da concepção desta mostra, concretizada então pelos esforços do filho André e da curadora Claudia Lopes.

Nesta série, a obra plástica, com a sua fatura inconfundível, é combinada com textos, também criados pelo artista, nos quais Elizabeth Lorenzotti  colaborou na redação. As histórias imaginadas por Hellmeister, que acompanham cada pintura, são carregadas do tom tragicômico da vida real.

Pedro, Cornélio, Julio Prosa de Jesus, João Benjamin, Eli Regina e tantos outros personagens ganham imagem e biografia, com direito a datas de nascimento e morte.
 
Ampliada

Brava Gente chega a São Paulo depois de passar pela Caixa Cultural Rio de Janeiro, Salvador e Brasília. Aqui a mostra foi  ampliada e seis das histórias poderão ser ouvidas por meio de telefones antigos em ambientação especialmente criada para cada uma das vidas inventadas pelo artista.

Em comum, esses pequenos cenários trazem o clima da casa/ateliê de Tide. O catálogo (grátis), com projeto gráfico de Cláudio Rocha e André Hellmeister, textos do próprio Tide, da curadora Claudia Lopes, do designer Chico Homem de Melo e do músico  Marcelo Coelho, traz 14 personagens e há um encarte interativo para cada um compor a sua própria capa.
 
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 21h. Até 28/03.

Entrada franca.

Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111; (11) 3321-4400

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate