Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Rita Duffy procura fazer arte sobre o que acontece ao seu redor. Foto: culturenorthernireland.orgRita Duffy procura fazer arte sobre o que acontece ao seu redor. Foto: culturenorthernireland.org

Rita Duffy traduz a Irlanda do Norte

(São Paulo, brpress) - Uma das principais artistas da Irlanda do Norte, pintora faz palestras gratuitas na USP, pela Cátedra B. W. Yeats.

(São Paulo, brpress) – Arte sempre foi uma área privilegiada na Irlanda do Norte, mesmo durante o mais duros anos dos Troubles, como é chamado o conflito entre republicanos e unionistas (que defendem a anexação da província, que divide a mesma ilha com a República da Irlanda, pelo Reino Unido), que fez da capital Belfast o epicentro da guerrilha entre os anos 60 ao final do século 20. Música, teatro, literatura – a escritora Anna Burns foi recentemente a primeira norte-irlandesa a ganhar o prestigioso 2018 Man Booker Prize – a e pintura,  com qualidade reconhecida mundialmente – nunca faltaram na ilha. Por isso, a Cátedra W. B .Yeats, da USP, dirigida pela prof. doutora Munira Mutran, também co-fundadora da ABEI – Associação Brasileira de Estudos Irlandeses, trouxe Rita Duffy à USP, para duas palestrada gratuitas: 13 e 14/11, às 14h. 

 Nascida em Belfast em 1959, Rita Duffy fala de cultura e política – temas amarrados em suas pinturas –, mas também sobre ser mulher vinda de uma família católica criada num bairro protestante em choque com os valores do patriarcado do Ulster (como é chamada a região da Irlanda do Norte). Duffy se define como feminista e republicana (a favor de uma Irlanda unificada). Por isso, cenas do cotidiano são sempre carregadas de realismo quando não vestidas com o expressionismo excêntrico típico das pinturas dos alemães Otto Dix (1891-1969) e Georg Grosz (1893-1959).

Veja pinturas de Rita Duffy no Pinterest. 

Segunda e última palestra da artista plástica norte-irlandesa Rita Duffy, com participação do músico e poeta norte-irlandês Jason O’Rourke (a confirmar):

Arte comunitária na Irlanda do Norte e o Projeto Souvenir.

14/11, às 14h –  Sala 266, Prédio de Letras, Universidade de São Paulo (USP)

Assista a Rita Duffy falando da relação de seu trabalho e a Irlanda do Norte (em inglês):