Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Enem: mudança importante e positiva é o acesso dos estudantes às redações corrigidas. DivulgaçãoEnem: mudança importante e positiva é o acesso dos estudantes às redações corrigidas. Divulgação

Saiba o que muda no exame

(brpress) - Número recorde de inscritos realiza prova do Enem 2012, já com mudanças anunciadas pelo MEC.

(brpress) – Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) anunciou uma série de mudanças no Enem 2012, o Exame Nacional do Ensino Médio. A principal mudança ocorreu no sistema de correção da prova de redação.

    A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores independentes, que avaliarão cinco competências . Se a diferença entre as notas não for superior a 200 pontos, a nota da redação do estudante será a média dessas duas correções.

De 0 a mil

    Caso a diferença da nota final entre esses dois avaliadores seja maior que 200 pontos, haverá uma terceira correção. Se persistir a diferença, uma banca com outros três avaliadores vai corrigir a redação. A banca será composta de três avaliadores e coordenada por um professor doutor. Lembramos que a nota pode variar de 0 a 1.000 pontos.
   
    As cinco competências para avaliação da redação terão, cada uma,  o valor de 200 pontos. Se em qualquer uma das cinco competências houver uma diferença acima de 80 pontos nas duas notas, um terceiro corretor avaliará a prova.

    As competências a serem avaliadas são:

    – Competência I:  Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita;

    – Competência II:  Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento  para     desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

    – Competência III:  Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    – Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    – Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Para suprir as necessidades deste novo sistema de correção, deve haver um acréscimo de 40% no número de avaliadores, que até o ano passado era de 3 mil corretores.

Correções

    Outra mudança importante e considerada como positiva é sobre o acesso dos estudantes às suas respectivas redações corrigidas. O MEC firmou um termo de ajustamento de conduta com a Justiça no final de 2011, ficando definido que os estudantes teriam acesso à prova.

    “Isso será mantido. O que estamos concluindo é a operacionalização. É uma operação complexa fazer com que cada aluno que solicite sua redação a receba onde ela deve chegar”, disse o ministro da Educação, Aloísio Mercadante.

    As inscrições para o Enem 2012 encerraram-se no dia 15 de junho. Para esta edição do exame, foi registrado um  número recorde de inscritos:  5,79 milhões de estudantes farão as provas que habilitam, entre outros benefícios, à disputa de uma vaga através do SiSU 2013.

    Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro, com previsão de divulgação dos resultados no dia 28 de dezembro.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate