Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Vôlei de praia está entre atividades recomendadas: antes das 10h e após as 17h.DivulgaçãoVôlei de praia está entre atividades recomendadas: antes das 10h e após as 17h.Divulgação

O melhor do esporte na praia

(brpress) – Hospital do Coração alerta sobre a importância da hidratação e da prática moderada de atividades beira-mar.

(brpress) – No verão, muitos aproveitam os feriados e as férias coletivas para curtir a estação praticando esportes aquáticos e de areia. É nessa época que os cuidados com a pele, corpo e alimentação devem ser redobrados, pois, com o aumento da população nas cidades litorâneas, surgem viroses, infecções alimentares, insolações e desgastes físicos por conta do calor.

No que diz respeito à prática de esportes e atividades físicas nas praias, as recomendações mais importantes estão associadas à hidratação do organismo – com o consumo de no mínimo dois litros de água por dia – e tempo/horário da prática esportiva que deve ser, em média, de 45 minutos diários (quatro vezes por semana), antes das 10h e após as 17h.

Cuidados

    De acordo com o cardiologista e responsável pelo Sport Check-up do Hospital do Coração, em São Paulo, Dr. Nabil Ghorayeb, a prática de esportes na praia é bem vinda, desde que realizada de forma correta e sem exageros.“Recomendamos as atividades de cunho aeróbico como caminhadas, corridas, bike, lazer na água, frescobol, futebol, vôlei de praia, entre outros. Essas atividades devem ser praticadas moderadamente e nos horários em que o sol está menos agressivo”, afirma o médico.

Hidratação

De acordo com Ghorayeb, os exercícios praticados na praia exigem mais do organismo devido ao desgaste natural que a areia proporciona. “A intensidade dos movimentos é maior e demanda mais esforço físico do atleta, que gastará mais energia e, consequentemente perderá mais líquido, necessitando de uma hidratação constante”, afirma.

As bebidas com teor alcoólico não são recomendadas para hidratação natural do organismo. “As bebidas alcoólicas provocam um aumento exagerado da diurese (eliminação de líquidos). A hidratação deve ser feita com água mineral ou de coco e líquidos isotônicos.”, explica Ghorayeb.

Dicas para a prática de esportes na praia:

    * Consumir bastante líquidos;

    * Reaplicar protetor solar no corpo e rosto a cada 2h;

    * Utilizar bonés, óculos e viseiras para a proteção dos olhos e cabeça;

    * Usar roupas leves;

    * Ingerir alimentos leves – como frutas e água de coco;

    * Praticar atividades físicas de forma moderada respeitando os limites do organismo;

    * As atividades físicas devem ser feitas, em média, quatro vezes por semana durante 45 minutos, antes das 10h e após as 17h.

Comentários

Publicar Comentário