Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Reflexões numa confeitaria de shopping

(brpress) - É o mote do primeiro volume da nova trilogia, Minha Mãe se Matou sem Dizer Adeus, de Evandro Affonso Ferreira, Melhor Romance de 2010 segundo APCA.

(brpress) – Primeiro volume de uma nova trilogia, Minha Mãe se Matou sem Dizer Adeus (Ed. Record, 128 págs., R$ 27,90) marca a estreia de Evandro Affonso Ferreira na Editora Record, com um livro completamente diferente de seus trabalhos anteriores – mais contemplativo, porém, sem deixar de lado sua forte veia poética. O livro recebeu o prêmio de Melhor Romance de 2010 da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Sentado à mesa de uma confeitaria num shopping, o narrador, um escritor à beira dos 80 anos, vê a vida passar e espera a morte, enquanto relembra acontecimentos de sua infância – como o suicídio da mãe, uma artista fracassada, bêbada e louca, mas com quem mantinha um forte laço.

Enquanto conversa telepaticamente com outros freqüentadores do shopping, o velho senhor justifica sua existência melancólica escrevendo sem parar um livro que talvez jamais seja publicado.

Inspiração

Durante quase um ano, o autor  passou quatro horas por dia em uma confeitaria, num shopping paulistano. Não entrevistou ninguém, apenas observou o comportamento de quem passava por ali e imaginou histórias.

Chegou ao texto final ali mesmo, rabiscando em vários blocos, que só depois digitou no computador.

Autor dos elogiados Grogotó!, Araã! e Catrâmbias! e mineiro de Araxá, Evandro chegou a morar em Brasília antes de se mudar com a família para São Paulo, onde vive há 40 anos. 

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate