Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Evangeline Lilly como a elfa Tauriel em cena de O Hobbit. Foto: DivulgaçãoEvangeline Lilly como a elfa Tauriel em cena de O Hobbit. Foto: Divulgação

Fantasia mora na filosofia

(brpress) - Coleção discute filosoficamente assuntos da cultura pop nos mundos fantásticos de O Hobbit e Guerra dos Tronos.

(brpress) – Na onda da comemoração dos 75 anos do sucesso de vendas O Hobbit, a Editora Best Seller lança O Hobbit e a Filosofia (266 págs. R$ 29,90) – junto com o lançamento internacional, previsto para 14 de dezembro, do filme de Peter Jackson, O Hobbit: Uma Jornada Inesperada – e Guerra dos Tronos e a Filosofia (294 págs., R$ 29,90), primeiros títulos da nova coleção Cultura Pop. William Irwin é o autor e editor da série.

    A série Philosophy and Popular Culture já faz sucesso no exterior e, pela primeira vez no Brasil, é editada em formato de coleção. Os livros trazem reflexões sobre as culturas populares, a partir das ideias e conceitos filosóficos de grandes pensadores. São discutidas obras da literatura, do cinema, dos quadrinhos e da TV.

Possessividade

    Em O Hobbit e a Filosofia, os leitores poderão entender – com a ajuda de um grupo de professores e pensadores modernos — o impacto filosófico de O Hobbit e O Senhor dos Anéis na sociedade e cultura contemporâneas.

    Platão, Nietzsche, Santo Agostinho e até mesmo Buda são escalados para explicar este mundo fantástico. O livro percorre a Terra-Média e descobre por que a possessividade em relação a um objeto (como um anel mágico) pode ser tão destrutiva. 

    Ao analisar filosoficamente o prelúdio de O Senhor dos Anéis, o livro pretende esclarecer as atitudes morais e questões éticas que percorrem os personagens do primeiro grande sucesso de ficção de J.R.R. Tolkien, o professor universitário que, a princípio, escondeu a obra temendo que     sua publicação atrapalhasse sua vida acadêmica.

    O Hobbit conta a história de um grupo de treze anões, um mago e um hobbit reunido para recuperar o tesouro roubado por um dragão e a terra de origem dos anões. Os hobbits são conhecidos por serem um povo preguiçoso e com um profundo amor pela comida, pela bebida e pelo conforto. Porém, ao longo da saga, Bilbo Bolseiro se transforma, cresce em determinação, autoestima e coragem.

Guerra dos Tronos

    Já em Guerra dos Tronos e a Filosofia, são escalados os filósofos Hobbes, Maquiavel, Platão, Descartes e outros grandes pensadores para explicar os esforços de um nobre do Norte que coloca a honra acima de tudo, uma adolescente que quer recuperar o trono e as terras que lhe são de direito ou um anão deformado e genial que usa toda sua inteligência para permanecer no Jogo dos Tronos e ganhar a aprovação do pai.

    Repleta de personagens realistas com diversas falhas morais, guerras pelo poder e uma ameaça climática que pode destruir o mundo, As Crônicas de Gelo e Fogo — e o subsequente seriado Game of Thrones —  tenta responder algumas das muitas perguntas que surgem ao se deparar com a obra de George R. R. Martin.

Moralidade e a honra

    Reflexões sobre a moralidade e a honra, a ética do poder, o verdadeiro papel de um tirano e os motivos que tornam um conflito armado justo ou injusto são as principais questões embutidas na obra.

    Seja em Westeros, do outro lado do Mar Estreito ou para lá da Muralha, os personagens e suas ações são analisados por experts que encontram paralelos em obras clássicas e modernas da filosofia para explicar os acontecimentos que envolvem estes seres e seus mundos fantásticos. 

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate