Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Frei Betto: livro- homenagem aos 300 anos da fundação das cidades de Ouro PretoFrei Betto: livro- homenagem aos 300 anos da fundação das cidades de Ouro Preto

Mineirice com causa

(brpress) - Frei Betto lança romance histórico para homenagear os 300 anos de Ouro Preto, Mariana e Sabará.

(brpress) – Desde os primeiros dias em seu novo domínio, a Coroa Portuguesa estimulou a busca de metais preciosos no Brasil. Muitos oportunistas e aventureiros se arriscaram nesta busca. Não foi diferente para os varões da família Arienim que, de geração em geração, foram marcados pelas desgraças que a sede do tesouro viria a causar. Protagonistas de Minas do Ouro (Ed. Rocco, 272 págs., R$ 29,50), os Arienim ganham vida pelas mãos de ficcionista de Frei Betto, neste que é seu primeiro romance histórico.

Mapa da mina

Cinco séculos da história das Minas Gerais estão condensados nesta narrativa empolgante e surpreendente.  Foi em Salvador, então capital desta terra, que Fulgêncio viu sua vida mudar, ao receber uma herança “maldita”: um documento entregue a ele por um oficial inglês à beira da morte, apunhalado pelas costas por uma prostituta.

No papel, o mapa trazia uma frase e um desenho incompletos. Viu ali a promessa de um tesouro que viria a transformar profundamente a sua vida e de todos os outros Arienins que o sucederam.

De Salvador, no rastro dos bandeirantes, para a Capitania de São Vicente, futuro Estado de São Paulo, passando pela São Paulo do café, rumou para os recônditos das Minas Gerais, onde a sede do ouro no país chegou ao seu auge.

De Fulgêncio para a atual geração, passaram-se muitos Arienins: Prudêncio, Olegário, Vitorino, Otaviano, Ambrósio, Maria Veridiana, Antenor, Walter e um jovem jornalista que, no Brasil do século XX, registra em livro a história do mapa e de sua família. ao descobrir conexões durante pesquisa jornalística que abrange França, Hungria e Inglaterra.

Trilha do ouro

Por meio dessa bem engendrada  trama, o mineiro Frei Betto presta uma homenagem, neste lançamento, aos 300 anos da fundação das cidades de Ouro Preto, Mariana e Sabará, completados em 2011.

Carlos Alberto Libânio Christo, mais conhecido como Frei Betto, é considerado uma das vozes mais ativas na luta pela justiça social na América Latina. Padre dominicano e escritor consagrado, vencedor de dois prêmios Jabuti, tem mais de 50 livros publicados no Brasil e no exterior, que refletem sua trajetória como militante político e talentoso ficcionista. Entre eles estão Batismo de Sangue, A Mosca Azul, Calendário do Poder, A Arte deSemear Estrelas, Diário de Fernando e Hotel Brasil.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate