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Timothy Brook conta história por trás de pinturas famosas. Foto: Divulgação/ wikimedia.orgTimothy Brook conta história por trás de pinturas famosas. Foto: Divulgação/ wikimedia.org

Arte da globalização

(brpress) - Analisando pinturas do holandês Johannes Vermeer, historiador Timothy Brook desvenda primeiros passos do fenômeno.

(brpress) – Em O Chapéu de Vermeer (Ed. Record, 280 págs., R$ 47,90), o historiador canadense Timothy Brook elabora um interessante ensaio sobre alguns quadros do pintor holandês Johannes Vermeer, que superficialmente parecem reproduzir um ambiente íntimo e familiar, mas são, na verdade, o ponto de partida para o entendimento de um mundo em rápida expansão.

    Com base nos elementos encontrados nas pinturas do famoso pintor,  o autor delineia as rotas de comércio em ascensão capazes de levar uma pele de castor, um tapete turco ou uma porcelana chinesa a uma sala de estar em Delft, cidade natal do artista.

    “Neste livro, vamos contemplar cinco quadros de Vermeer e mais uma tela de Hendrik van der Burch, seu contemporâneo de Delft, e a decoração de um prato de porcelana fabricado na cidade em busca de sinais da vida local”, explica Brook. “Escolhi essas sete telas não só pelo que mostram, como também pelas pistas de forças históricas mais amplas que se escondem em seus detalhes”.

Integração

    Brook mostra como a ligação entre os elementos das pinturas revelam um mundo em avançado processo de integração, já no século XVII. O chapéu do galante oficial, na pintura intitulada Oficial e Moça Sorridente, é feito de pelo de castor, que os exploradores europeus obtinham com os indígenas norte-americanos em troca de armas.

    Por sua vez, as peles de castor financiaram as viagens dos marinheiros que buscavam novas rotas para a China. Ali, com prata extraída no Peru, os europeus comprariam, aos milhares, as peças de porcelana tantas vezes mostradas nas pinturas holandesas da época.
 
O autor

    Timothy Brook ocupa a cátedra Shaw de chinês na Universidade de Oxford e é reitor do Saint John’s College da University of British Columbia. É autor e organizador de doze livros, incluindo The Confusions of Pleasure: Commerce and Culture in Ming China (As Confusões do Prazer: Comércio e Cultura na China da Dinastia Ming).

    É também o organizador encarregado de uma série de seis volumes sobre a história da China, publicada pela Harvard University Press.

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