Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Caito MaiaCaito Maia

Pimenta nos olhos

(brpress) - Livro E Se Colocar Pimenta? narra trajetória de empreendedorismo e sucesso da marca de óculos Chilli Beans.

(brpress) – A proposta do livro E Se Colocar Pimenta? (Ed. Campus/Elsevier, 224 págs., R$ 55,00) é conduzir  os leitores à essência do empreendedorismo por meio da história da marca Chilli Beans, desde a criação até o sucesso. A Chilli Beans é hoje a maior marca de óculos escuros da América Latina, com 400 lojas distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos, Portugal, Angola e Colômbia. 

    O empresário Caito Maia e o jornalista, escritor e professor especializado em branding Rodolfo Araújo são os autores do texto, que divide a história da empresa (que além de óculos também fabrica relógios e acessórios) em três fases – sobrevivência, decolagem e vida adulta –, para mostrar o quanto a existência da marca se confunde com o caminho percorrido pelas pessoas que fazem dela um dos empreendimentos emergentes mais conhecidos no mundo.

Sem fórmula mirabolante

    A análise teórica fundamentada em dezenas de referências que explicam o sucesso da trajetória da Chilli Beans mostra uma empresa de alto valor agregado erguida sobre vontade, visão, amizade, valores e persistência.

    Os autores demonstram que, embora não haja fórmula mirabolante para  se obter sucesso num empreendimento, uma coisa é certa: paixão, autenticidade e senso de aprendizado são fundamentais para a sobrevivência de um negócio.

    É sobre estas bases que a Chilli Beans, em uma década e meia, alcançou uma dimensão jamais imaginada. “A Chilli Beans criou um jeito próprio de fazer negócios baseado, principalmente, na igualdade entre as pessoas. Sua grande virtude é que, em sua história, todos os personagens têm o mesmo peso”, afirma Maia.

    Para 2016, a meta da empresa é chegar a 1,4 mil pontos de venda, mantendo a liderança na América Latina e expandindo os negócios no exterior. O caminho do sucesso já está traçado. Basta persegui-lo. E com muita pimenta, é claro!