Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Pedro BrandãoPedro Brandão

Insensato Coração tem eixo no Sul

(brpress*) - Nova novela das oito que estreia nesta segunda (17/01) tem 60 capítulos em Florianópolis; diretor-geral de Dennis Carvalho elogia 'núcleo catarinense'.

(brpress*) – Estreia nesta segunda (17/01), a nova novela das oito da Globo, Insensato Coração, substituindo Passione.  Escrita por de Gilberto Braga e de Ricardo Linhares, a novela tem direção de núcleo e geral de Dennis Carvalho e direção de Vinícius Coimbra, Gustavo Fernandez e Cristiano Marques.
 
    Nesta história todo o mundo tem uma família, mesmo que ela se resuma a um único parente, que mora longe e com quem se perdeu o contato. Há irmãos que competem entre si, mesmo que uma das partes não tenha ideia de que vive em uma constante disputa. Há irmãs que se respeitam e se entendem apenas com um olhar. Há primas unidas pela dor e pela cumplicidade. Há relações sustentadas pela aparência e outras, pelo amor. Há pais compreensivos e filhos problemáticos. Há marido traído, viúva solitária e almas gêmeas que se casaram com outros pares…
 
    O que toda essa gente tem em comum é o combustível que a motiva e faz com que o medo de errar ou de sofrer não a impeça de viver. Nem sempre as escolhas levam a caminhos acertados, seguros; afinal em cada um dos personagens bate um coração voluntarioso, com razões próprias e que não dá explicações. O “set” da novela deixa de ser São Paulo ou Rio e parte para o Sul, em Florianópolis e Porto Alegre.
 
Família Brandão
 
    Raul Brandão (Antonio Fagundes) e Wanda Brandão (Natália do Vale) são o principal casal de Insensato Coração e já viveram tempos mais felizes. A situação do casal, que vive em Florianópolis, fica ainda mais complicada quando Umberto Brandão (José Wilker) reaparece, após um longo período de paradeiro desconhecido.

    Os filhos, Léo (Gabriel Braga Nunes) e Pedro (Eriberto Leão), que também vivem na capital catarinense, mantêm um ótimo relacionamento. Tia Neném (Ana Lúcia Torre), no entanto, não tem nada a ver com o apelido inofensivo pode ser considerado um de seus disfarces para deitar e rolar no quesito picuinha. Egoísta, pão-dura e mentirosa, a tia de Raul (Antonio Fagundes) é peça-chave na derrocada da família Brandão.
 
    As únicas pessoas que conseguem ver além das aparências são aquelas que, de certa forma, falam a mesma língua de Tia Neném. Léo (Gabriel Braga Nunes) é um deles. Expert em golpes, ele nunca caiu em suas insensatas atitudes.    
 
Matriarcas

    Vitória Drumond (Nathalia Thimberg) é dona de uma cadeia de shoppings e nunca se deixou abater com as perdas que sofreu ao longo da vida. Viúva, Vitória perdeu os filhos num acidente de carro. Seu núcleo familiar hoje está restrito às netas Marina (Paola Oliveira) e Bibi (Maria Clara Gueiros), com quem tem uma ligação amorosa, de respeito e muito carinho. A matriarca é cercada por pessoas de confiança, como Carol Miranda (Camila Pitanga) e Oscar Amaral (Luigi Baricelli), alto executivo do grupo. Ele é o braço direito de Vitória, talvez a única pessoa com quem ela possa dividir seus problemas.
  
    Norma Pimentel (Glória Pires) é uma mulher simples, sem excessos, como tantas outras que circulam pelas ruas. O que esta técnica de Enfermagem tem de especial é a bondade, traduzida na capacidade de acreditar no ser humano. A viuvez e a solidão de anos fizeram de Norma uma pessoa frágil emocionalmente, em geral movida por insensatos sentimentos e, por isso, um prato cheio para aproveitadores.
O inferno de Norma começa no dia em que conhece Léo (Gabriel Braga Nunes). O vilão, disfarçado de um belo anjo, aparece em sua vida com outra identidade e uma conversa doce.

Desde Dancin’ Days

    O trabalho de cenografia e produção de arte da novela está dividido em várias frentes. O diretor de arte Mario Monteiro, parceiro dos autores e do diretor desde a época de Dancin’ Days, conta que o ponto de partida é uma ajustada sintonia. “Renovação a cada novo trabalho é a palavra de ordem”, explica o diretor Dennis Carvalho, que considera a obra de Gilberto Braga e de Ricardo Linhares uma crônica social e um grande mural da sociedade carioca contemporânea, feitos com crítica ácida e sempre bem-humorada.

Confira a seguir, entrevista com o diretor Dennis Carvalho, que já fez quase 30 novelas, atuando, dirigindo ou exercendo as duas funções ao mesmo tempo.

Insensato Coração tem um ritmo intenso, com muitos acontecimentos que podem mudar totalmente o rumo da trama em diferentes momentos. Como é o trabalho de direção numa obra como essa?

Dennis Carvalho – A direção precisa seguir o compasso da história. Nesta novela, especialmente, há sequências muito interessantes de cenas de ação, como as que foram gravadas em aviões e serão exibidas logo na primeira semana. Para dar o peso exato de cada linha escrita pelos autores, lançamos mão de diferentes recursos que nos ajudam a envolver e emocionar o público. A escolha das locações, por exemplo, é um dos pontos de partida para imprimir o tom e o ritmo exatos do texto. Logo nas tramas iniciais, optamos por gravar em mais de um aeroporto, para chegar bem perto do universo da aviação, que faz parte da realidade do nosso protagonista, vivido por Eriberto Leão.
 
A escalação do elenco certamente é um dos momentos mais importantes no processo de produção de uma novela. Como é a sua parceria com os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares, que escrevem muitos personagens já pensando em atores específicos?

Dennis Carvalho – A minha parceria com o Gilberto nasceu faz tempo e, depois de vários trabalhos juntos, conseguimos atingir um ponto bastante interessante de sintonia, afinidade e concordância nas decisões. Com a chegada do Ricardo, a relação de mútua confiança continuou sendo fundamental para que as sugestões feitas por um dos lados sejam acatadas de forma consciente e ajustada a um propósito comum, que é sempre o melhor resultado para a novela. Fazemos parte de um único time e nos conhecemos o suficiente para seguir por este ou aquele caminho, e isso inclui até mesmo as propostas mais ousadas, como no caso das apostas em novos atores.
 
Você está reencontrando atores que se tornaram amigos fora das telas. Como é o desafio de não repetir a composição de personagem quando você dirige profissionais com os quais já trabalhou?

Dennis Carvalho – O desafio de compor um novo personagem deve sempre existir, seja para o ator, para o autor ou para o diretor. Aliás, esse é um dos combustíveis desta engrenagem, uma das etapas mais prazerosas de um trabalho desta natureza. Em relação aos atores com os quais já tive a felicidade de trabalhar mais de uma vez, como Glória Pires, Antonio Fagundes e Deborah Evelyn, a experiência e o talento fazem com que essa barreira não exista. Mesmo que eu esteja reencontrando muitos atores pela segunda, terceira, quarta…vez, partimos do zero na hora de trazer para o set um novo personagem, usando a nosso favor o fato de nos conhecermos profundamente.        
 
Você já assinou trabalhos de muito sucesso. Isso aumenta a pressão na hora de começar uma nova novela?
Dennis Carvalho – Eu acredito que seja natural essa exigência por um resultado de qualidade, afinal eu mesmo zelo muito por isso. No meu dia a dia, tento colocar em prática, obviamente com o apoio e a parceria de toda a minha equipe, tudo o que aprendi com a experiência dos anos de trabalho, seja como ator ou diretor, pois são atividades que, para mim, ser tornaram complementares. É muito bom saber que o público – ou mesmo a direção da emissora – tenha boas expectativas em relação ao que está por vir. É pensando no telespectador e em dar corpo e forma a boas histórias que concentramos os nossos esforços.
 
A Rede Globo adquiriu um avião cenográfico especialmente para a gravação das primeiras cenas da novela, quando o casal protagonista, Marina e Pedro, se conhece. Como foram as gravações neste cenário?

Dennis Carvalho –  Foi uma ousadia a compra deste novo cenário. Agora podemos ter cenas ambientadas em aviões com a facilidade de gravar num local onde há espaço e estrutura para o melhor posicionamento de câmeras, iluminação e figuração… Podemos dispor do cenário exatamente como queremos ou precisamos; isso significa que é possível transformar o local num avião de luxo apenas com a interferência das equipes de cenografia e produção de arte. O avião-cenário é bem maior do que um avião real – apesar de guardar as mesmas proporções – e isso melhora sensivelmente as condições de trabalho dentro do local. 
 
Importantes acontecimentos dos primeiros 60 capítulos são ambientados em Florianópolis. Vocês começaram as gravações da novela na capital catarinense. Qual é o balanço que você faz desta escolha?

Dennis Carvalho – É muito valioso poder viver a realidade do local que serve como inspiração para uma história. Tudo que aprendemos durante o tempo em que estivemos por lá poderá ser trazido para a novela, e isso também se aplica às equipes de produção e aos atores, que conviveram com a população da região. A cenografia, por exemplo, conseguirá criar os cenários do núcleo catarinense com muito mais fidelidade. Isso também vale para a produção de arte, o figurino e a caracterização dos personagens. Além disso, Florianópolis é um lugar lindíssimo, com paisagens e locações que darão um toque especial às cenas. Eu fiquei muito feliz com o resultado do trabalho realizado na ilha.
 
O que você pode contar sobre a trilha sonora?
Dennis Carvalho – Que a abertura será com a cantora Maria Rita e que teremos nomes como Maria Betânia, Elis Regina, Caetano Veloso, Renato Russo e Mart´nália, entre outros…

(*) Com informações da Dish Network.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate