Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Bob Dylan: revivalista do folk tradicional que virou ícone da contracultura. celebrityreview.blogspot.comBob Dylan: revivalista do folk tradicional que virou ícone da contracultura. celebrityreview.blogspot.com

Bob Dylan em detalhes

(brpress) - Livro do primeiro jornalista a escrever sobre músico, que completa 70 anos nesta terça (24/05), é reeditado mundialmente (Brasil incluído) em função do aniversário.

(brpress) – Foi em 1961 que o crítico de música popular do jornal New York Times, Robert Shelton, viu apresentações em cafés pouco afamados de um músico meio caipira, meio anárquico, recém-chegado de Minneapolis. Gostou do que viu e, principalmente, do que ouviu. Shelton foi o primeiro jornalista a dar indicações ao público sobre a voz áspera e as letras abrasivas de Bob Dylan – que faz 70 anos nesta terça-feira (24/05).

Também foi a partir desses shows que os dois estabeleceram uma longa e íntima amizade, culminada em 1986 com o livro No Direction Home: a Vida e a Música de Bob Dylan (Ofício das Letras, 768 págs., R$ 99). Quando Bob Dylan chegou em Nova York, no congelante inverno de 1961, seu repertório era praticamente composto só por canções folk, algumas datadas de 100 anos antes – o que não era uma surpresa, já que o revival do folk estava atingindo seu auge na época, com nomes do mainstream como Joan Baez e o Kingston Trio atraindo a imprensa.

A edição brasileira é parte de um relançamento mundial para comemorar o septuagésimo aniversário do músico. No Direction Home: a Vida e a Música de Bob Dylan foi atualizada com a completa discografia do músico, análises sobre cada canção e 16 páginas de fotos dos momentos mais marcantes da vida dele, além de ser acrescida de vários trechos inéditos do manuscrito original encontrados no espólio de Shelton.

História definitiva

Para muitos, a biografia escrita por Robert Shelton é a história definitiva sobre Bob Dylan. Amigo íntimo do músico, Shelton pode conhecer e entrevistar toda a família de Bob, amigos de infância, namoradas e desafetos, mergulhando profundamente na formação cultural e musical dele.

Amigo, observador e – às vezes – conselheiro, o escritor consegue dar luz e humanidade a um homem taciturno, introspectivo e de um humor cáustico. Em No Direction Home: a Vida e a Música de Bob Dylan, transborda a figura peregrina que procura a iluminação e a salvação, o marido, pai e, principalmente, o gênio que escreveu músicas tão marcantes quanto Blowin ‘in the Wind, Don’t Think Twice, Like a Rolling Stone e Knockin’ on Heaven’s Door; ou tão apocalípticas e proféticas quanto Maggie’s Farm, Desolation Row e Hard Rain.

Sua carreira envolveu sonoridades acústicas, depois relacionamento bem sucedido com a guitarra elétrica (apesar das críticas feitas, na época, pelos fãs mais conservadores do artista), letras de amor e canções de protesto que marcaram uma geração, contextualizadas no período dos movimentos dos direitos civis nos Estados Unidos. Altos e baixos também estiveram presentes nas décadas de carreira de Dylan, mas o cantor e compositor conseguiu se manter no time dos nomes mais significativos da música mundial.

Leia mais sobre outro livro, Like A Rolling Stone – Bob Dylan Na Encruzilhada, aqui.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate