Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Chef Felipe SchaedlerChef Felipe Schaedler

Sabores inconfidentes

(Tirandentes/MG, brpress) - Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes mistura chefs e artistas a pratos como Pato ao Molho de Goiabada, mas cidade já vale simplesmente por sua boa comida mineira. Por Marcus Campos.

Marcus Campos*/Especial para brpress

(Tirandentes/MG, brpress) – A 15a. edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que acontece de 24/8 a 02/09, é um dos muitos eventos que acontecem na cidade histórica mineira, mas chama especial atenção. Na semana que antecede as comemorações do Dia da Independência,  realiza-se o festival, considerado um dos maiores eventos de alta gastronomia do país. criado em  1998, com o intuito de reunir chefs – renomados e outros nem tão conhecidos assim – e artistas.

    Este ano, a novidade do festival  é trazer o universo da cultura gastronômica encontrado na Expedição Gastronômica Brasileira, direto dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Amazonas, Ceará e Rio Grande do Norte. Mas, como se tornou praxe no Brasil, são muitos chefs para poucos índios e é aí que a coisa degringola. Entre alquimistas culinários e curiosos com seus devaneios gustativos, sempre surge algo de intrigante sabor em meio a esses experimentos estranhos, que podem ser considerados um verdadeiro deboche aos paladares mais, digamos, equilibrados.

Convidativos

   Mesmo sendo um dos motes do festival atrair turistas a Tiradentes, engrossando o caldo da grande vocação turística da cidade cortada pela Estrada Real, há, para alegria dos comensais mais tradicionalistas, diversos restaurantes que praticam a genuína culinária mineira, exibindo menus convidativos em suas ruas calçadas de pedra capistrana – com ou sem festival.

    Mas durante o mesmo, o que também não falta é plateia para aplaudir a gororoba mais sofisticada ou ao menos diferenciada, principalmente se a mesma for distribuída de graça aos visitantes que se acotovelam na praça. Entre um Pato com Molho de Goiabada (não recomendável para quem está com a dentição vencida ou sofre de diabetes) e uma sobremesa de Frutas do Norte salpicadas com formigas saúvas (a preferida da turma dos tamanduás), criação do chef Chef Felipe Schaedler, do restaurante Banzeiro, de Manaus, sempre é possível apreciar um delicioso Cozido à Portuguesa.

    Vale lembrar novamente que, a despeito das extravagâncias ou “festins”, como prefere o festival, por lá existem muitos excelentes cozinheiros anônimos que servem um tradicional Leitão à Pururuca ou um legítimo Frango ao Molho Pardo, ambos de dar água na boca, a despeito dos chefs-celebridades presentes no festival – como o confeiteiro espanhol Jordi Roca, que comanda o El Celler de Can Roca, eleito em 2011 e 2012 o 2o. melhor restaurante do mundo, pela Restaurant Magazine.

Programação completa e mais informações sobre o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes aqui.

(*) Marcus Campos é gourmet e cozinheiro ocasional, chef-mor entre os sempre gulosos comensais da brpress. Fale com ele pelo email [email protected] , pelo Twitter @brpress ou pelo Facebook. Colaborou Angélica Campos/brpress.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate