Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Arquiteto Paulo Mendes da Rocha levou Leão de Outro na Bienal de Veneza. Foto: saoromaomoveis.wordpress.comArquiteto Paulo Mendes da Rocha levou Leão de Outro na Bienal de Veneza. Foto: saoromaomoveis.wordpress.com

Paulo Mendes da Rocha premiado na Bienal de Veneza

brpress) - Um dos maiores arquitetos brasileiros foi homenageado com o prêmio Leone d’Oro alla Carriera, na Bienal de Arquitetura de Veneza, que enfoca temática dos refugiados.

(brpress) – Um dos maiores arquitetos brasileiros, Paulo Mendes da Rocha foi homenageado com o prêmio Leone d’Oro alla Carriera, na Bienal de Arquitetura de Veneza, que começou em 28 de maio e vai até 27 de novembro, em vários locais da turística cidade italiana. Este ano, o tema da mostra é Reporting From the Front (“Reportando do Front”) e discute as consequências sociais, políticas e econômicas dos conflitos mundiais, especialmente a crise dos refugiados.

Na ocasião da premiação (veja vídeo abaixo), Paulo Mendes da Rocha foi chamado de “um desafiador e incorformista, bem como um realista apaixonado”. Rocha recebeu, em 2006, o prestigioso prêmio Pritkzer, e assinou importantes projetos arquitetônicos em São Paulo tais como o museu Brasileiro da Escultura (Mube), o pórtico da praça Patriarca, a reforma da Estação da Luz e o ginásio do Clube Paulistano. Em 2009, Paulo Mendes da Rocha entrou para a seleta coleção permanente do Museu de Arte Moderna (MoMa), em Nova York. Em 1981, projetou uma espreguiçadeira com chapa e aço, A Chaise Longue. Segundo Rocha, “o que a arquitetura pretende é amparar as atividades humanas”.

Batalhas e fronteiras

Nesse sentido, o diretor da 15. Mostra Internazionale di Architettura (nome oficial da Bienal de Arquitetura de Veneza), Alejandro Aravena, declarou: “Há uma série de batalhas que precisam ser vencidas e muitas fronteiras que têm de ser expandidas para que possamos melhorar a qualidade do ambiente construído e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas. Por isso, quisemos contar histórias de sucesso que fazem diferença nestas batalhas e fronteiras”. 

A 15. Mostra Internazionale di Architettura reúne 88 participantes de 37 países diferentes, além de 62 participantes da Itália. Antes da premiação de Paulo Mendes da Rocha em Veneza, em 07/06. outro arquiteto brasileiro ganhou destaque internacional: Paulo Jacobsen e sua firma Jacobsen Arquitetura saíram na revista Forbes americana, numa reportagem sobre uma casa projetada por eles, em São Paulo.

Assista à premiação de Paulo Mendes da Rocha na 15. Mostra Internazionale di Architettura:

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate