Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Personagens da saga Crepúsculo: os títulos de Meyer seriam todos ligados à luz.DivulgaçãoPersonagens da saga Crepúsculo: os títulos de Meyer seriam todos ligados à luz.Divulgação

Novo olhar sobre Crepúsculo

(brpress) - A Cruz e O Crepúsculo - As Mensagens Espirituais na Saga de Stephanie Meyer investiga história que fez fama e fortuna no cinema sob ótica cristã.

(brpress) – Em A Cruz e O Crepúsculo – As Mensagens Espirituais na Saga de Stephanie Meyer (Thomas Nelson Brasil, R$ 24,90, 164 págs.), a autora norte-americana Beth Felker Jones investiga a história que fez fama e fortuna no cinema sob uma perspectiva cristã, analisando os valores e as qualidades desse thriller emocionante.

O amor proibido entre o vampiro Edward e a humana Bella fascinou milhões de leitores e espectadores mundo afora. Agora, o livro da professora de teologia da Universidade Wheaton, em Illinois (EUA), Beth Felker Jones, tenta dar nova dimensão aos “significados ocultos” da obra.

Luz

     A autora acredita que os temas universais tratados nos livros da série foram responsáveis pelo sucesso de vendas. “Os livros tratam de romance, de encontrar, perder e manter o amor, e também falam de sexo e desejo. Escrevi este livro por ser apaixonada pela forma como tais assuntos têm importância em nossas vidas. Ofereço, então, algumas perguntas, ferramentas e ideias para ajudar o meu leitor a ponderar, sob a ótica bíblica, todas estas questões”, defende.

    Para Beth, os títulos de Meyer são todos ligados à luz. “’Crepúsculo’ é o período entre a escuridão e a luz, o fim do dia, quando a luz está indo embora. A ‘Lua Nova’ fornece uma réstia de luz na escuridão. Um ‘Eclipse’ bloqueia a luz, impedindo-a de nos alcançar, mas o ‘Amanhecer’ implica a chegada da esperança e a possibilidade de revelação. A escuridão ameaça, mas a luz sempre a atravessa”, diz.
 
    Sem moralismo

    A autora alerta que não se trata de perceber o livro de Meyer como uma obra moralista. “Já ouvi muitas sugestões de que os cristãos deveriam aceitar a série porque o universo sobre o qual ela descreve é moralista e que, talvez, eles consigam enxergar sua própria moralidade ali. Mas fico em dúvida em relação a tais sugestões”, avalia.

    No início do primeiro livro da série, Bella é surpreendida com o olhar de repulsa lançado por Edward. No decorrer da trama, é revelado que para ele, a carne de Bella e o cheiro peculiar de seu sangue agiam como isca extremamente tentadora ao vampiro “vegetariano”. Para evitar a tentação, arruinando todos os anos que passou protegendo a vida humana, ele resolve segregar a heroína. Não à toa, a capa de Crepúsculo, traz uma tentadora maçã, exatamente como aquele fruto proibido descrito em Gênesis.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate