Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Ele mesmo obcecado por listasEle mesmo obcecado por listas

Mania de listas

(brpress) - Umberto Eco associa obsessão por catalogação a instabilidades históricas e tendência à acumulação na cultura ocidental.

(brpress) – Autor de obras consagradas como O Nome da Rosa, A História da Beleza e A História da Feiura, entre outras, o semiólogo e historiador italiano Umberto Eco lança agora no Brasil o livro A Vertigem das Listas (Ed. Record, 408 págs., R$ 162,90).

    O livro é o resultado de seu trabalho de curadoria no Museu do Louvre, em 2009, onde realizou exposições, conferências e projeções e leituras públicas, apresentando um panorama da evolução das listas  ao longo da história. O tema é recorrente na obra de Eco, que se confessa um obcecado por listas – presentes tanto em seus romances quanto em seus trabalhos acadêmicos.

    Espírito da coisa

    Segundo Eco, a concepção de listas expressa o espírito de cada época, manifestando-se tanto na dramaturgia grega clássica, em ritos e textos medievais como na literatura moderna.

    O livro apresenta uma vasta pesquisa iconográfica e literária, reunindo trabalhos de nomes consagrados no mundo das artes, como James Joyce, Damien Hirst e  Andy Warhol, entre outros.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate