Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Muro da Cisjordânia: segurança ou atentado à paz?

(brpress) - Partindo da polêmica barreira física que separa palestinos de israelenses, o jornalista francês René Backmann escreveu Um Muro na Palestina.

(brpress) – Partindo da polêmica construção do Muro da Cisjordânia, que separa palestinos de israelenses, o jornalista francês René Backmann escreveu Um Muro na Palestina (Ed, Record, 252 págs.,R$ 39,90). A ideia era tentar responder à seguinte pergunta: o muro da Cisjordânia é uma barreira contra o terrorismo ou uma barreira contra a paz?

Para tanto, entrevistou dirigentes políticos e militares envolvidos na concepção, construção e administração cotidiana da barreira, assim como políticos locais, moradores e universitários, para analisar não só seu impacto na vida de cidadãos comuns, mas também como isso moldará o futuro do Oriente Médio.

Colunista de assuntos internacionais na revista francesa Le Nouvel Observateur, o autor realizou um amplo trabalho de pesquisa histórica, documental, cartográfica e jornalística sobre a estrutura e o funcionamento complexos das duas sociedades.

“Área de exclusão”

O Muro da Cisjordânia é uma barreira física que está sendo construída por Israel, passando em torno e, algumas vezes, por dentro dos chamados Territórios Palestinos Ocupados (Cisjordânia e Jerusalém Oriental). Tem uma extensão aproximada de 760 km e é ladeado por uma “área de exclusão” – uma faixa de 60 metros de largura e sua altura pode chegar a 8 metros, em alguns trechos.

Segundo o governo de Israel, a cerca tem o propósito de evitar a infiltração de terroristas nas áreas israelenses, mas de acordo com a Autoridade Nacional Palestina, a cerca visa criar um fato consumado e incorporar partes dos Territórios Palestinos ao território de Israel. O muro é chamado de Cerca de Separação ou Cerca de Segurança, pelo governo israelense. Já os palestinos geralmente se referem à barreira como Muro de Segregação Racial, e para alguns oponentes do governo israelense é conhecido como Muro do Apartheid.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate