Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

WEB/GENTE - Redes sociais turbinam visita de Obama
Ter, 15 de Março de 2011 15:56

Cena do filme Cidade de Deus, que aparentemente motivou visi...

(Rio de Janeiro, BR Press*) - Com a vinda ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama ao Brasil, a embaixada dos Estados Unidos criou um site para que os brasileiros possam enviar mensagens e vídeos de boas-vindas a ele, o obamabr.org. Quem enviar as melhores manifestações poderá ganhar prêmios como um iPad, um iPhone e camisetas com tema da visita – que perde um bocado do brilho com o cancelamento do discurso aberto na Cinelândia, informado pelo Consulado-Geral dos Estados Unidos no Rio, nesta sexta-feira (18/03), e transferido para o Theatro Municipal, onde cerca de 2.300 pessoas poderão ouvi-lo.

Eram esperadas mais de 30 mil pessoas no pronunciamento de Obama , na Cinelândia, que ocorreria neste domingo (19/03), às 11h30. Em seguida haveria shows. Entre os nomes cogitados para a apresentação estariam Seu Jorge – que já disse impossibilitado de comparecer, porque estará o domingo todo trancafiado em estúdio, gravando o novo CD –, Ana Carolina, o grupo AfroReggae e Ivete Sangalo. O discurso será transferido para um local fechado, que ainda não foi divulgado.  

(In)segurança

Uma das possibilidades para o cancelamento, segundo os organizadores da visita de Obama, é a questão de segurança. Os receios dos assessores do norte-americano aumentaram depois da decisão tomada na madrugada da última quinta-feira (17/03), pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, de autorizar uma ação militar na Líbia.

Militares do Exército ocupam desde o início desta manhã pontos estratégicos do centro da capital fluminense, como parte do esquema de segurança para a vista de Obama. No Rio, antes de fazer o discurso, Obama deverá visitar o Cristo Redentor junto com a mulher, Michelle, e as filhas Malia, de 10 anos, e Sasha, de 7. A família também pretende ir à favela de Cidade de Deus, na zona oeste.

Facebook

Com o cancelamento do "corpo a corpo", as redes sociais assumem o protagonismo da visita de Obama ao Brasil. Como a Embaixada dos EUA no Brasil [LINK http://www.facebook.com/EmbaixadadosEUA.BR], o governo do Estado do Rio de Janeiro, que mais do que todos quer capitalizar com a presença do presidente mais pop da história, também recorreu às redes sociais para "turbinar" a visita de Obama à Cidade Maravilhosa. Criou um perfil [LINKhttp://www.facebook.com/governodorio#!/governodorio?sk=wall] no Facebook para "bombar" o discurso do presidente dos Estados Unidos.

O objetivo era  atrair o público ao pronunciamento do presidente, que podia "confirmar presença". Muitos internautas deixaram comentários sobre a visita do presidente americano ao Brasil e seu pronunciamento. A Cinelândia, no centro do Rio, foi o local originalmente escolhido para o discurso aberto, por ser um ponto histórico de manifestações políticas na cidade, como a passeata dos Cem Mil, protesto conta a ditadura militar em 1968.

Um forte esquema de segurança está em andamento, incluindo o fechamento do espaço aéreo e de várias ruas durante o deslocamento do presidente dos Estados Unidos. Só a Guarda Municipal vai disponibilizar 2 mil homens e 63 viaturas para o evento. Uma frota de 60 carros do serviço secreto americano fará a escolta de Obama.

Roteiro carioca
Junto com a mulher, Michelle, e as filhas Sasha e Malia, Obama chega a Brasília na manhã deste sábado (19/03). Ele será recebido no Palácio do Planalto pela presidente Dilma Rousseff, e deverá participar ainda de dois encontros bilaterais de empresários. Na noite de sábado, o presidente dos Estados Unidos e sua família seguem para o Rio.

No roteiro carioca, estão previstas visitas ao Corcovado e à Cidade de Deus, favela que ficou internacionalmente conhecida após o filme de 2002, de Fernando Meirelles, indicado a quatro Oscar.

A comitiva presidencial americana deixará o Rio na manhã de segunda-feira (21/03), rumo ao Chile. Em seu giro pela América do Sul, Obama também visitará El Salvador.