Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

FOTOGRAFIA - Olhar ácido do cotidiano por Martin Parr
Qua, 20 de Julho de 2016 10:26

Cena cotidiana na Espanha. Foto: Martin Parr/Magnum Photos/G...

(Sao Paulo, BR Press) - Com sua linha documental, o britânico Martin Parr é um dos mais aclamados fotógrafos contemporâneos. Evitando registrar fantásticas paisagens distantes, cenas extraordinárias ou imagens chocantes de  violência, Parr nos traz marcas visuais do que está “debaixo do nariz”. Ao clicar de forma ácida cenas triviais de seu próprio país, a Inglaterra, e ao redor do mundo, Parr oferece, em uma primeira leitura, uma visão indigesta e desagradável do cotidiano. Ainda assim, é impossível não se divertir com suas imagens. 

Parrtificial é a maior mostra de seu trabalho já realizada na América Latina, dentro do Maio Fotografia do MIS. Nesse mosaico, à primeira vista caótico, Parr reúne cenas de rua e de casas no insípido cotidiano inglês, turistas deslumbrados com monumentos em diversos lugares do mundo e cenas aparentemente triviais de praias mundo afora. Seus ângulos banais tornam-se diferenciados e têm atraído uma pequena multidão ao MIS. A boa nova é que a exposição foi prorrogada até o dia 31/07, sendo gratuita durante a última semana.

Olhar os registros fotográficos de Parr é como se ver diante de um espelho. Somos nós (eu, você ou qualquer um dentro desta vasta classe média presente em tantos países) que o britânico registra com uma ponta de acidez e outra de humor. Sua linguagem é direta, frontal, crua.  O britânico revela, pouco a pouco, nossa imersão alienada no dia a dia. Seu recorte fotográfico assemelha-se mais a um abridor de latas de realidades indigestas, das quais somos involuntários participantes. 

(Sérgio Corrêa/Especial para BR Press)

Visitação: Terças a sábados, das 12h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.  Até 31 de julho. 

Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Grátis na última semana.

Mais informações no site do MIS-SP.