Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

MEIO AMBIENTE - Noruega suspende verba para Fundo Amazônia
Sex, 16 de Agosto de 2019 12:40

Desmatamento ilegal na Amazônia: 160 hectares em área de R...

(Oslo, brpress) - O governo da Noruega emitiu, nesta sexta (16/08), um comunicado oficial sobre sua contribuição para o Fundo Amazônia em  2019, anunciando a suspensão dos repasses de R$ 133 milhões:

“O governo brasileiro dissolveu por decreto o Comitê de Orientação do Fundo Amazônia (COFA) e o Comitê Técnico do Fundo Amazônia (CTFA). Assim, dada a situação atual, a Noruega não tem base jurídica e técnica para fornecer a contribuição anual para o Fundo Amazônia planejada para este ano.

A Noruega contribuiu com 1,2 bilhão de dólares para o Fundo Amazônia desde o início da cooperação bilateral entre a Noruega e o Brasil sobre a preservação de florestas em 2008. Os pagamentos são feitos com base nos resultados verificados de redução do desmatamento.

O diálogo entre os parceiros do Fundo Amazônia ainda está em andamento.”

A brpress acompanhou o desdobramento da reunião para tratar do Fundo Amazônia realizada na quinta-feira (15/08), na Câmara Brasil-Noruega, em Oslo, e solicitou entrevista com o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Ola Elvestuen, que afirmou não querer falar mais sobre este assunto no momento.