Acesse nosso conteúdo

Populate the side area with widgets, images, and more. Easily add social icons linking to your social media pages and make sure that they are always just one click away.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Para entender conflito israelo-palestino Etgar Keret recomenda ler 'qualquer livro sobre o Hamas'. Foto: Stephan RöhlPara entender conflito israelo-palestino Etgar Keret recomenda ler ‘qualquer livro sobre o Hamas’. Foto: Stephan Röhl

Cultura para discutir o conflito israelo-palestino

Observer ouviu especialistas na questão que sugeriram livros, filmes, séries e podcasts para ter opinião baseada em fatos e não propaganda.

(brpress) – As comunicações em Gaza ficarão definitivamente interrompidas a partir desta quinta-feira (16/11). A previsão é do ministro das Comunicações palestino Yitzak Sid, em entrevista à agência Lusa. A organização de direito humanitário Human Rights Watch também alertou para o apagão.

Sem eletricidade, combustível e internet, ficará ainda mais difícil saber notícias da guerra de Israel contra o Hamas. É o capítulo mais sangrento do conflito israelo-palestino até o momento, incluindo atrocidades como o bombardeio do hospital al-Shifa, que, apesar do ataque e dos mortos, segue operando em condições cada vez mais precárias. 

Diante deste iminente blackout que deve comprometer o envio de hard news (noticiário sobre acontecimentos diários, no jargão jornalístico) de fontes confiáveis, que tal se aprofundar mais sobre as causas do conflito israelo-palestino? É o que o Observer (edição dominical do Guardian) sugeriu na edição de 12/11.

O jornal inglês ouviu especialistas na questão – representantes de ambos os lados e de nenhuma dos lados –, que indicaram filmes, séries encontradas em streaming, podcast e, claro, livros. “Leia qualquer livro que encontrar sobre a história e a ideologia do Hamas”, recomenda o escritor israelense Etgar Keret

“No mês passado, encontrei tantas pessoas que tinham uma opinião muito acalorada e apaixonada sobre o Hamas e, ao mesmo tempo, não sabiam absolutamente nada sobre o grupo”, diz Keret.

“…a história assassina, homofóbica e fundamentalista desta organização ou de seu líder, Yahya Sinwar (apelidado de ‘o Açougueiro’, depois de confessar o assassinato de 12 palestinos que ele suspeitava serem colaboradores)”, continua o escritor.

Selecionamos e traduzimos algumas dicas listadas por eles. E incluímos também duas sugestões nossas: o filme palestino O Ídolo, do mesmo diretor do dramático Paradise Now (disponível no Mube), também fundamental para compreender o barril de pólvora em que Gaza se transformou.

Aqui vão, as demais dicas, separadas por quem indicou.

Lubna Masarwa, jornalista palestina nascida em Israel, e chefe da sucursal Palestina e Israel do site de notícias Middle East Eye, baseada em Jerusalém:

The Promise 

A minissérie de TV conta a história de uma jovem britânica (Claire Foy) que vai para Israel para ficar com a família rica de sua amiga. Lá, enquanto testemunha a brutalidade da ocupação israelita em Gaza e na Cisjordânia, ela lê os diários do seu avô, um soldado britânico estacionado na Palestina após a Segunda Guerra Mundial. O drama oscila entre 1948 e 2005, sustentado por entrevistas com veteranos britânicos, membros de grupos armados sionistas, espiões, activistas da paz e soldados.

Al-Nakba: A Catástrofe Palestina

Disponível no YouTube, é um dos documentários mais abrangentes sobre as causas profundas do conflito Israel-Palestina. Baseia-se em entrevistas com especialistas, palestinos e israelenses, bem como com sobreviventes de massacres e deslocamentos que levaram até onde estamos hoje. Os cineastas Benny Brunner e Alexandra Jansse saltam elegantemente do passado para o presente, proporcionando uma imagem rica em detalhes e extensa em temas, deixando ao espectador uma compreensão abrangente da história do conflito.

Mateus Frei, apresentador global e editor europeu do Channel 4 News, atualmente reportando o conflito israelo-palestino de Israel. Frei também apresenta um programa de rádio na LBC:

Fauda

Numa paisagem dominada por caricaturas brutais de israelitas e palestinianos, isto está cheio de nuances e de uma humanidade torturada. Disponível na Netflix.

Raja Shehadeh

Shehadeh é um advogado palestino, autor ganhador do prêmio Orwell e cofundador da organização de direitos humanos Al-Haq. Seu último livro é We Could Have Been Friends, My Father and I: A Palestinian Memoir (Profile Books)

Festival de Literatura da Palestina (Palfest) 

Aconteceu em Nova York no dia 1º de novembro, mas é possível ver todo o evento no YouTube. Especialmente boa é a intervenção de Noura Erakat e a conversa de Ta-Nehisi Coates com Rashid Khalidi, presidida por Michelle Alexander.

Etgar Keret, escritor israelense radicado em Tel Aviv, Keret é conhecido por seus contos, histórias em quadrinhos e roteiros. Sua última coleção traduzida, Fly Always (Granta), ganhou o prêmio National Jewish Book de ficção de 2019.

To Know Hamas

O livro de Shlomi Eldar é um ponto de partida: conta não só a história da ascensão do Hamas em Gaza, mas também como era do interesse da direita israelita fortalecer o Hamas como contrapeso à Autoridade Palestiniana.

NS Nuseibeh

Nuseibeh é um autor britânico-palestiniano cujo primeiro livro, Namesake (Canongate), será publicado no próximo ano e explora ideias de identidade, religião e nacionalidade no contexto do Islã e da Grã-Bretanha contemporânea.

The Present

Um filme de 20 minutos atualmente na Netflix, é um vislumbre curto, mas revelador, de como é a vida dos palestinos na Cisjordânia.

Footnotes on Gaza

Como em Palestina, lançada no Brasil, Joe Sacco faz incrível reportagem em quadrinhos desde Rafah, na fronteira Gaza-Egito. 

On the Nose

Episódio do podcast da Jewish Currents intitulado Gaza Under Blockade, apresenta uma análise particularmente relevante das políticas de Israel em Gaza e na Cisjordânia.

#brpressconteudo #conflitoisraelopalestino #Israel #palestina

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate